Ao Vivo

DICAS PARA UM DIA LINDO | 5 DICAS PRA MANDAR BEM NA ENTREVISTA DE EMPREGO

24/05/2019 às 10:00.

Se você tá procurando emprego, vou te contar uns lances superlegais pra facilitar a sua vida e aumentar as suas chances!

 

        1. E a primeira, claro, diz respeito à preparação. A preparação, gente começa com o currículo. Os especialistas todos dizem que o sucesso numa entrevista começa ao escrever o currículo. Simplesmente porque o currículo serve como fio condutor dos principais pontos que vão ser abordados na conversa com o contratante. A primeira providência, então, é estruturar o currículo. Ao escrevê-lo, reflita sobre tudo o que aconteceu na sua trajetória e quais foram os significados pra sua vida profissional.
E olha só, dica de ouro: o currículo deve falar DOS RESULTADOS que você obteve ao longo da sua carreira, e não só dos conhecimentos e atividades exercidas — tipo: metas que atingiu, desafios superados, o que agregou pra equipes anteriores…

                                                                        ****************

       2.  Se sentir confiante durante a entrevista é muito legal, muito bem- vindo. Sim, eu sei que não é fácil. E pensando nisso quero te sugerir a segunda dica: pesquise informações sobre a empresa e o cargo.
Vale desde conversar com pessoas que já trabalham na empresa até visitar o local e se apresentar como candidato. É bastante comum que candidatos a uma vaga de trabalho ignorem esse passo.
Então não cometa o mesmo erro. Se você souber o que a empresa espera de quem vai ocupar a vaga, vai estar mais preparado pra dizer por que você pode ser essa pessoa, entendeu? E isso já vai te deixar mais confiante durante a entrevista.

                                                                        ****************

     3.  Isso aqui é muito legal: foque em resolver o “problema” do recrutador! É claro que o seu objetivo é conquistar a oportunidade profissional, certo? Mas demonstre, durante a conversa, que você está atento às necessidades da empresa. O foco da conversa deve ser: resolver o problema do empregador.
Do que a empresa está precisando? Ter ideias pra que a empresa tenha melhor desempenho é uma boa pra impressionar.

                                                                       ****************

     4.  Então você conseguiu agendar uma entrevista. Ótimo! Agora a dica é: prove as suas competências a partir de ações e resultados. Provavelmente o recrutador vai te pedir pra fazer uma breve apresentação da sua carreira. Nessa hora, enriqueça as informações do currículo falando sobre as ações e resultados. Tente listar projetos importantes que você realizou dando exemplos, mostrando números, atos e ações. Seja específico sobre o grau de responsabilidade que você tinha em cada uma das funções que desempenhou; diga quantas pessoas eram lideradas por você, por exemplo; indique a quem você se reportava. Pra mandar bem na entrevista de emprego, não deixe esses detalhes escaparem.

                                                                       *****************

      5. Faça perguntas relevantes, que tenham a ver. Na maior parte das entrevistas, em algum momento o recrutador pergunta ao candidato se ele tem alguma questão, alguma dúvida. Saiba que isso não é só um gesto educado de quem está te entrevistando. Na realidade, você pode realmente usar a oportunidade pra tirar uma dúvida. Mas se nesse ponto você mostra interesse e conhecimento com uma pergunta bem construída, pode se destacar na competição pela vaga, entendeu? Então pense nisso e boa sorte.

 

Eu sou o Vagner Silva e na semana que vem eu volto com mais dicas pra um dia lindo. Paz, amor e saúde pra você! Bom fim de semana! Tudo de bom!

 

 

Texto escrito por: Vagner Silva | Diário 98