Detran instala bicicletário para incentivar motoristas a não dirigir sem carteira

30/03/2017 às 07:45.
Bicicletário instalado no Detran tem espaço para 22 bicicletas. Foto: Divulgação/Detran
Para evitar que motoristas com carteira de habilitação irregular continuem dirigindo, Detran instalou bicicletário em suas dependências.

Mesmo com a carteira de habilitação suspensa ou cassada, muitos motoristas insistem em dirigir. No primeiro bimestre de 2017, somente na capital do Estado, 252 condutores foram notificados por cometerem tal infração. Para conscientizar os infratores e incentivar novos comportamentos, o Detran oferece, a partir desta quinta-feira (30), um bicicletário na sede do Tarumã, em Curitiba, com espaço para 22 bicicletas.

“Quando o motorista insiste em dirigir com CNH irregular, além de mostrar desrespeito à legislação, perde a oportunidade de rever alguns comportamentos que podem oferecer riscos para si e para a sociedade. Entendemos que oferecer o bicicletário é uma forma de conscientizar os infratores e ainda despertar o interesse pelo transporte alternativo”, diz o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

A iniciativa do Detran surgiu como reação à Operação Teimoso, promovida no ano passado pelo Batalhão de Polícia de Trânsito, que flagrou 32 motoristas que estavam dirigindo seus veículos ao saírem do curso de reciclagem, em Curitiba. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, dirigir com a CNH ou Permissão para Dirigir suspensa ou cassada é uma infração gravíssima e gera sete pontos na carteira de habilitação. A multa é de R$ 1.467, 35 e ainda prevê apreensão do veículo.

Via: Tribuna do Paraná