Ao Vivo

Descubra antepassados para conseguir dupla cidadania em outros países

22/07/2021 às 08:31.

A descoberta de antepassados pode carimbar sua dupla cidadania Foto: Pixabay

Descobrir suas origens, muitas vezes, é a porta de entrada para conquistar sua dupla cidania e morar em outros países.

E o primeiro passo para conseguir isso é usando ferramentas que te ajudam a descobrir a sua árvore genealógica.

A árvore genealógica é uma representação das pessoas que tiveram participação na existência de uma pessoa ou família, ou seja, é o histórico que levanta dados sobre os ancestrais.about:blank

Dupla cidadania

A dupla ou múltipla nacionalidade é nada mais do que o titular possuir duas ou mais nacionalidades ao mesmo tempo.

Porém, é preciso que o cidadão tenha origem ao país pelo qual ele está solicitando a cidadania.

Entre os países que permitem dupla cidadania estão: Albânia, Iraque, México, Espanha, Armênia, Equador, Irlanda, Moldávia, Sri Lanka, Áustria, Egito, Israel, Austrália, El Salvador, Itália, Nova Zelândia, Suécia, Bangladesh, Fiji, Jordânia, Paquistão, Portugal, Suíça, Bélgica, Finlândia Quênia, Peru, e Síria.

Documentos

Um dos principais passos do processo de solicitação de cidadania europeia é a busca por documentos dos antepassados.

Países como Alemanha, Itália e Espanha, por exemplo, pedem que os interessados em obter a cidadania do país encaminhem versões originais e cópias autenticadas dos documentos, além de traduções juramentadas de cada registro.

Muitos nasceram em pequenas cidades no interior de seus países, tendo chegado ao Brasil após semanas de viagem de barco; por isso, muitos registros, certidões e títulos foram perdidos no meio do caminho.

Porém, com o auxílio da Internet, é possível localizar alguns documentos.

Confira as ferramentas disponíveis em sites de busca:

Existem várias ferramentas que podem te ajudar nessa busca. Algumas gratuitas, outras com assinatura mensal.

My Heritage

No MyHeritage é possível traçar a árvores genealógica e mais um serviço superinteressante.Você pode saber suas origens étnicas com o MyHeritage DNA.

Demos uma matéria extensa e explicativa aqui no SóNotíciaBoa sobre como funciona e o que é este site de busca de família.

Os sites de família de MyHeritage são baseados em assinaturas. Ele é gratuito por 14 dias.E o link é este aqui. Antes, você deve fazer um cadastro básico.

Museu da Imigração

Museu da Imigração do Estado de São Paulo  herda do antigo Memorial do Imigrante toda a história de preservação da memória das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes.

Pra quem tem interesse, além de consulta do acervo on-line, você também pode visitar a antiga Hospedaria, no Brás, onde são expostas fotografias, móveis, objetos e até o cenário do antigo local por onde passavam imigrantes vindos de outros países, em especial da Europa.

O endereço é Rua Visconde de Parnaíba, 1316, São Paulo, capital.

No acervo, tem livro de bordo, jornais, registros, fotos, lista de imigrantes desembarcados no Porto de Santo, Rio de Janeiro e Espírito Santo e uma série de informações úteis e sentimentais.

Arquivo Nacional

Descendentes de imigrantes que desembarcaram no Rio de Janeiro, no período de 1875 a 1910, podem ter acesso fácil a informações dos seus antepassados.

O Arquivo Nacional tem um link em sua página na internet, para acesso à base de dados com o nome “Entrada de Estrangeiros no Brasil – porto do Rio de Janeiro”.

Os arquivos contêm 1,3 milhão de nomes de estrangeiros que entraram no país durante o período.

Basta entrar neste link e escolher a opção consulta, na aba do lado esquerdo.

Family Search

O site Family Search também vem ajudando a encontrar os parentes.

Nele é possível buscar informações e documentos de imigrantes que chegaram no Brasil entre 1902 e 1980.

Para quem procura informações de antepassados mais distantes, o site pode ser uma comovente mina de ouro, afinal era incomum que nossos avós, ou bisavós, tirassem registros em fotografias.

Basta clicar no link e fazer a busca.

Pra quem quiser, a busca é bem completa. Basta entrar neste link.

Via: Só Notícia Boa