Ao Vivo

Deputado do DF propõe Semana da Cultura Hétero e justifica: ‘já sofri preconceito’

20/08/2019 às 10:14.

Um projeto de lei do deputado distrital e pastor Rodrigo Delmasso (Podemos) propõe a criação da “Semana de Difusão da Cultura Heterossexual” no Distrito Federal. A proposta foi apresentada ao plenário da Câmara Legislativa nesta terça-feira (7). O texto prevê que a terceira semana de junho seja um “marco para sociedade celebrar valores da família”.

O projeto é um dos 473 apresentados por Delmasso à Câmara do DF durante os três anos de mandato. O deputado também é presidente da Frente Parlamentar Evangélica. Em entrevista ao G1 nesta quarta (8), o distrital diz já ter sofrido preconceito pela sua própria orientação sexual, o “heterossexualismo” (sic).

O deputado diz, ainda, que não há motivo específico para ter escolhido a terceira semana de junho para a celebração. A ideia é que o período sirva para difundir os “princípios da cultura heterossexual”, que segundo Delmasso, é de “respeito à pessoa do sexo oposto”.

“Não é para imprimir o ‘orgulho de ser hétero’. A manifestação é para demonstrar as boas práticas do heterossexualismo. A difusão da cultura heterossexual vai ajudar a combater, inclusive, o machismo.”

Trecho do projeto de lei que propõe a criação da 'Semana de Difusão da Cultura Heterossexual', de autoria do distrital Rodrigo Delmasso — Foto: Reprodução
Seguindo os trâmites da Casa, o PL proposto por Delmasso deve passar pela análise de membros da Comissão de Direitos Humanos da CLDF. O G1 procurou o presidente, o deputado distrital Ricardo Vale (PT), para comentar o projeto. O parlamentar diz achar a proposta “extremamente ruim” e um meio de “acirrar a intolerância e o preconceito contra as minorias”.
Via G1