Ao Vivo

Cursos gratuitos abrem mais de 150 mil vagas para estudantes da rede estadual do Paraná

03/03/2021 às 08:37.

Foto: Pixabay

Dois programas de educação gratuita destinados a estudantes da rede estadual do Paraná abriram inscrições com mais de 150 mil vagas para cursos de programação, introdução à administração de empresas e carreira.

São 150 mil vagas pelo programa Edutech, da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed), que oferece formação nas áreas de programação, games e animação.

As oportunidades são para estudantes dos ensinos fundamental e médio.

Outras 1,6 mil vagas foram abertas por uma ação da Associação Gente de Bem, de Curitiba, em parceria com a empresa New Holland, para um curso online de carreira e introdução à administração de empresas.

Neste caso, podem participar estudantes do ensino médio da rede estadual.

Programa Edutech

As inscrições para os cursos de programação, games e animação, pelo programa Edutech estão abertas até o dia 12 de março. Para se inscrever, os estudantes devem acessar o site da Seed.

As aulas começam em 22 de março e vão até o fim do ano letivo de 2021. Os cursos são aplicados pela internet, com um professor tutor, responsável por cada turma.

De acordo com a Seed-PR, os cursos são divididos de acordo com as turmas. Veja, abaixo, a distribuição por séries (alunos dos 2º e 3º anos podem escolher entre duas opções de curso):

  • 6º e 7º ano: Games e animações – Nível 1
  • 8º e 9º ano: Games e animações – Nível 2
  • 1º ano: Programação front-end com HTML e CSS
  • 2º ano: Ciência de dados ou desenvolvimento mobile baseado em JavaScript
  • 3º ano: Programação em Java ou programação em Python

Associação Gente de Bem

Os cursos da associação, direcionados a estudantes do ensino médio, têm inscrições abertas até segunda-feira (8). Os interessados devem preencher a um formulário ou conferir mais informações no site do projeto.

As aulas serão ministradas com psicólogos especialistas em recursos humanos e com profissionais da New Holland.

Segundo os organizadores, na primeira etapa, o curso oferece formação sobre mercado de trabalho, orientações sobre como conseguir oportunidades profissionais, montagem de currículo, preparação para entrevista de emprego e sobre o funcionamento de processos seletivos.

Depois, em uma segunda etapa, os alunos terão cursos de introdução à administração de empresas e desenvolvimento pessoal e profissional.

Os participantes recebem, ao final, certificados pelos três cursos, além de concorrerem à prêmios.

Via: G1 PARANÁ