Ao Vivo

Curitibano Emanuel Rego é escolhido o melhor atleta olímpico da história

05/08/2020 às 07:55.
Curitibano Emanuel Rego é escolhido o melhor atleta olímpico da história. Foto: Divulgação

O curitibano Emanuel Rego, medalha de ouro no vôlei de praia na Olimpíada de Atenas (2004), bronze em Pequim (2008) e prata em Londres (2012), foi eleito pela votação popular o atleta olímpico brasileiro que mais marcou a participação do país na história dos Jogos Olímpicos. A votação foi promovida pelo site GE, da Globo.com. Mesmo aposentado das quadras de areia, o atleta curitibano continua aumentando sua imensa galeria de conquistas.

Agora em 2020 o Brasil completa 100 anos da primeira participação em Jogos Olímpicos. Para marcar a data histórica, o GE promoveu uma eleição para escolher os melhores atletas brasileiros que já participaram dos jogos. Veja mais detalhes aqui.

A campanha do GE também contou com uma votação exclusiva de 100 jornalistas de vários veículos de comunicação, que teve como vencedor Adhemar Ferreira da Silva, atleta do salto triplo, que foi bicampeão olímpico em 1952/56, com o velejador Robert Scheidt ficando em segundo, e na terceira colocação o meio-fundista Joaquim Cruz.

“É excelente receber o carinho dos amantes do esporte. Por onde passo ouço histórias, relatos e comentários sobre as partidas e as conquistas da minha carreira. Agradeço por mais esse reconhecimento!”, disse Emanuel ao agradecer a votação popular em sua conta no Instagram (@emanuelrego).

Atleta mais vitorioso

Emanuel conquistou em toda a sua carreira mais de 150 títulos nas areias do vôlei de praia. Foram três medalhas – um ouro (Atenas 2004), uma prata (Londres 2012) e um bronze (Pequim 2008) – em cinco participações nos Jogos Olímpicos.

O curitibano foi tricampeão mundial, dez vezes campeão do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, duas vezes Medalha de Ouro em Jogos Panamericanos, dez vezes campeão do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia e três vezes campeão do Torneio Rei da Praia.

Leões do Vôlei

Emanuel Rego é padrinho do projeto Leões do Vôlei, realizado pelo ECCE – Instituto Esporte, Cidadania, Cultura e Educação, com o apoio da Prefeitura de Curitiba, por meio das secretarias municipais da Educação e do Esporte, Lazer e Juventude.

O projeto oferta aulas de voleibol no contraturno escolar. Ao todo, nos 13 anos do Leões do Vôlei, já foram atendidas cerca de 12 mil crianças e jovens de 8 a 17 anos.

As aulas estão suspensas desde março em função da pandemia causada pelo novo coronavírus, mas o Leões do Vôlei conta atualmente com 750 alunos matriculados, que aguardam a retomada das atividades do projeto nas dez escolas municipais e três Centros de Esporte e Lazer da Prefeitura de Curitiba.

Durante as aulas são abordadas questões táticas e técnicas do esporte para ensinar aos participantes valores como o respeito aos colegas e, aos professores, amizade, disciplina e trabalho em equipe.

Via: Prefeitura De Curitiba