Ao Vivo

Curitiba ultrapassa 43 mil plantios de mudas nativas

31/01/2020 às 09:59.

Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

Curitiba ultrapassou, na manhã desta quinta-feira (30/1), a marca de 43 mil árvores plantadas dentro do programa 100 Mil Árvores para Curitiba, iniciado em setembro do ano passado, com o objetivo de completar o plantio deste número de árvores (100 mil) até a próxima primavera.

A nova contagem foi alcançada com 200 mudas nativas plantadas no Memorial do Rio Iguaçu, na Avenida das Torres, com a presença do prefeito Rafael Greca, que fez o plantio de uma delas.

A iniciativa desta quinta-feira (30/1) é de uma fabricante de cosméticos orgânicos e naturais, com duas lojas na capital, sendo uma delas no setor de orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba.

A proposta aos clientes era uma árvore a ser plantada a cada determinada quantia gasta. “Este ato nos faz chegar mais perto das 100 mil árvores que vamos dar de presente a Curitiba até a próxima primavera”, disse o prefeito, ao agradecer à CEO da empresa, Rose Bezecry.

Segundo a empresária, que veio de Manaus para montar sua empresa em Curitiba em 2008, a ação deve continuar. “Somos gratos por fazer parte dessa ação da Prefeitura e queremos seguir com o projeto de plantar mudas, que tem tudo a ver com nossos produtos”, anunciou Rose.

O envolvimento dos mais diversos setores da sociedade – empresas, escolas, igrejas, hospitais e forças armadas – é o grande sucesso do desafio das 100 Mil Árvores, para a secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias.

“Mais do que o plantio em si, fica a mensagem e o envolvimento da sociedade no cuidado com o Meio Ambiente”, ressaltou. Marilza lembrou, ainda, que as árvores são grandes aliadas nas ações contra as mudanças climáticas e em tornar a cidade mais resiliente.

Educação Ambiental

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), que mantém o Memorial do Rio Iguaçu como um espaço de Educação Ambiental, que funciona dentro do Parque do Centenário da Imigração Japonesa, já havia promovido o plantio de 300 árvores no local.

“Para nós é motivo de orgulho essa parceria com o município e agora com a empresa. Quanto mais unidos, mais poderemos ajudar no plantio de árvores neste espaço, que é tão simbólico, um local muito importante para o Paraná, onde nasce nosso maior rio”, avaliou o gerente de Educação Socioambiental da Sanepar, Rafael Francis Leite.

O Memorial promove cursos de capacitação, palestras e eventos voltados à temática ambiental. Parte da energia consumida é gerada no próprio Memorial, por placas de energia fotovoltaica.

100 Mil Árvores

Toda população pode colaborar com o aumento da infraestrutura verde da cidade. Os munícipes interessados em participar do projeto 100 Mil Árvores poderão retirar mudas produzidas pela Prefeitura no Horto Municipal da Barreirinha ou adquirir as suas próprias mudas.

Empresas, entidades, grupos, escolas, igrejas e associações também podem promover plantios comunitários.

Dentro de áreas privadas, plantios podem ser feitos sem restrições. Quem quiser plantar em área pública, precisa pedir autorização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para que haja escolha da espécie mais adequadas para o local.

Para mais informações, acesse o site 100milarvores.com.br.

Presenças

A administradora da Regional Cajuru, Adriane Cristina dos Santos; o engenheiro agrônomo responsável pelo Horto Municipal da Barreirinha, Roberto Salgueiro; e a gerente de marketing da empresa, Francielle Zuffo, também estiveram presentes ao plantio.