O frio chegou de vez ao Paraná. Um sistema de alta pressão que age sobre o oceano joga umidade para o continente e faz com que o estado tenha muita nebulosidade nesta quarta-feira (5), o que impede que as temperaturas se elevem ao longo do dia. O resultado são poucas aparições do sol durante a tarde e mais ventos úmidos para acentuar a sensação de frio.
De acordo com o meteorologista do Instituto Simepar Fernando Mendonça Mendes, esse cenário atmosférico favorece a formação de nevoeiros ao amanhecer, principalmente na região dos Campos Gerais. Também há chance de neblina para Curitiba dependendo da direção dos ventos durante a madrugada. “Esses nevoeiros são frutos do encontro desse ar mais úmido com uma superfície mais fria. É resultado de um deslocamento de umidade”, explica o especialista. Também há chances de chuva fraca na faixa Leste do estado.
Mais frio
A maior mudança deve acontecer já na quinta-feira (6), quando os ventos formados por esse sistema de alta pressão vão dissipar um pouco das nuvens, principalmente durante a madrugada. Só que esse céu mais claro não vai trazer calor, mas mais frio. “A nebulosidade retém a temperatura. Ela segura o ar aquecido por mais tempo. Sem essas nuvens, as mínimas ficam ainda menores”, aponta o meteorologista. Nesse dia, a mínima para Curitiba será de 5º C e de 4º C para Guarapuava.
Via: Tribuna do Paraná