Ao Vivo

Curitiba terá o primeiro Centro de Treinamento Olímpico de Escalada Esportiva do país

05/08/2021 às 08:24.

Colocação de agarras e guias na parede de escalada no ginásio do parque Olímpico do Cajurú. Curitiba, 03/08/2021. Foto: Levy Ferreira/SMCS 1/10

O Parque Olímpico do Cajuru está prestes a receber novas instalações e oferecer uma nova modalidade esportiva para as crianças e jovens de Curitiba. Um termo de cooperação assinado em julho entre a Prefeitura e a Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE) vai garantir a construção do primeiro Centro de Treinamento Olímpico de Escalada Esportiva do país.

Duas novas paredes de escalada, nas modalidades olímpicas Boulder e Velocidade, serão construídas no lado externo do ginásio do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Nelson Comel. As obras devem ter início neste segundo semestre. As duas novas paredes vão se somar à que já existe no ginásio e fica do lado interno, também na modalidade Boulder.

“O Parque Olímpico do Cajuru vai formar muitos talentos esportivos para Curitiba. No mês de julho inauguramos a pista de BMX, que também tem padrão internacional e olímpico. A Escalada Esportiva estreia nesta semana nas Olimpíadas de Tóquio e a modalidade vai ter um grande crescimento no país nos próximos anos”, afirmou o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein.

O novo equipamento vai servir para a preparação da Seleção Brasileira de Escalada Esportiva. Além dos atletas de alto rendimento, as paredes serão escaladas por alunos atendidos em aulas gratuitas do projeto Escola+Esporte=10 (EE10) da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).

“Vamos desenvolver atividades de iniciação e fomentar a prática da escalada esportiva entre crianças e jovens atendidos pelo EE10”, explicou o diretor de Esporte, Juarez Cesar Zanon Junior. 

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE), Raphael Nishimura, com a inclusão da Escalada Esportiva nos Jogos Olímpicos 2020 e 2024, a demanda da Seleção Brasileira por um Centro de Treinamento, que já existia, se tornou urgente.

“A Prefeitura de Curitiba foi uma importante aliada para tirar esse projeto do papel. O espaço será essencial para promover treinos conjuntos da equipe, além de fomentar o esporte, já que receberá o público para aulas de introdução à escalada”, afirmou Nishimura.

Como será 

O Centro de Treinamento terá três paredes, sendo uma interna de Boulder (já existente) e outras duas na área externa, de Boulder e Velocidade, que juntas formarão uma espécie de arena de competição. As estruturas respeitarão as medidas oficiais, que são de 15m de altura para velocidade e pelo menos 4,5m para boulder de competição. 

Referência esportiva

O complexo esportivo Parque Olímpico do Cajuru conta, ainda, com campos de futebol de areia, de rua e americano, quadra de futebol de salão, academia ao ar livre, área de treinamento de atletismo, um estádio municipal de beisebol e softbol, pista de caminhada, canchas de voleibol e agora no mês de julho foi inaugurada a pista de BMX no complexo.  

Desde 2017, o parque vem recebendo benfeitorias feitas pela Prefeitura, que transformou o local em um centro de formação esportiva especializada, além de espaço de lazer e atividade física para a população. Em 2018, o complexo passou a contar com o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Nelson Comel, que colocou no parque uma quadra poliesportiva coberta e pista de atletismo. 

O endereço do Parque Olímpico do Cajuru é Rua Rivadávia Fonseca de Macedo, 510, Cajuru.

Associação

Fundada em 2014, a Associação Brasileira de Escalada Esportiva é federada ao Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e é a entidade nacional reconhecida e filiada à Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC – International Federation of Sport Climbing). 

A Associação é responsável por manter ativo o Ranking Brasileiro de Escalada Esportiva, em parceria com ginásios, clubes e entidades atuantes no desenvolvimento e promoção da escalada esportiva de competição. A ABEE promove regularmente os Campeonatos Brasileiros nas modalidades Boulder, Guiada e Velocidade.

VIA: Prefeitura De Curitiba