Ao Vivo

Curitiba inicia campanha de vacinação contra a Covid-19

20/01/2021 às 12:39.

Foto: Gilson Abreu/AEN

Curitiba começou nesta quarta-feira (20) a tão esperada vacinação contra o coronavírus. Em uma cerimônia simbólica, no chamado Pavilhão da Cura, no Parque Barigui, 225 aplicadores da rede municipal de saúde recebem a primeira dose da vacina Coronavac, produzida pelo laboratório Sinovac.

A primeira pessoa a ser vacinada em Curitiba foi a enfermeira Silvana Maria Bora, que trabalha na UPA do Boa Vista e quem aplicou a vacina foi a própria secretária de Saúde Márcia Huçulak. Acompanhe no vídeo:

Durante a cerimônia, o prefeito Rafael Greca (DEM) disse que quer tornar Curitiba a primeira cidade totalmente imunizada do Brasil. “A pandemia não acabou. a vacinação começou, mas os cuidados continuam”, ressaltou o prefeito.

Márcia Huçulak reforçou que a vacinação não é aberta para todos. Depois dos aplicadores, serão vacinados idosos e cuidadores, indígenas e grupos prioritários, de acordo com os planos municipal e nacional de imunização. Do total das doses encaminhadas ao Paraná, Curitiba ficou com 24.440.

O pavilhão não está completamente finalizado. A previsão é que até terça-feira (26),tudo esteja pronto. A capacidade será de vacinar 450 pessoas por hora.

Como existe uma ordem prioritária de vacinação, a orientação é para que as pessoas não se dirijam ao Parque Barigui, sem terem sido avisadas pelo aplicativo. A Secretaria Municipal de Saúde detalhou as cinco fases de vacinação na cidade, mas ainda não há um prazo definido para a imunização de cada grupo, uma vez que a aplicação depende do recebimento das vacinas.

Reportagem Alexandra Fernandes