Crianças que brincam com barro e areia ficam mais fortes e saudáveis, explica médica

11/07/2019 às 08:27.
brincadeira na terra bebe 022017 1400x800
Graeme Black/Shutterstock

Um dos maiores dilemas na educação de uma criança pequena é entender o quanto você pode deixar ela se sujar com segurança, sem que a exponha a qualquer risco à saúde. Pois, já se sabe que deixar as crianças entrarem em contato com os micro-organismos presentes na natureza estimula o desenvolvimento da imunidade natural dos pequenos.

Por que isso acontece?

Esse contato das crianças com os micro-organismos presentes na natureza promove o desenvolvimento de anticorpos no corpo e aprimora a capacidade de ele combater germes e bactérias, aumentando a resistência das crianças às infecções. Ou seja, um pouquinho de sujeira não faz mal a ninguém.

De acordo com a pediatra Maria Júlia Carvalho, o contato com a “sujeira” do meio ambiente, como terra, barro, argila e areia fortalece o sistema imunológico, prevenindo doenças e diversas alergias. “No meio ambiente existem inúmeros agentes e micro-organismos que ajudam a amadurecer as funções do sistema imunológico, protegendo o organismo e fortalecendo a saúde da criança”.

cachorro lambendo crianca 0217 1400x800
ESB Professional/Shutterstock

Por isso, os pais devem proporcionar as condições para que esse contato ocorra naturalmente, não impedindo que seus filhos desfrutem dos momentos ao ar livre, de brincadeiras no quintal e pátio, ou mesmo na calçada da rua ou chão de casa.

Via: Vix