Creches em Curitiba vão abrir mais tarde e fechar mais cedo? Prefeitura explica

16/08/2018 às 09:03. Comente esta notícia!

Mudanças internas na rotina da equipe de educadores dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Curitiba deixaram pais que têm os filhos matriculados nas creches e demais responsáveis preocupados com uma possível alteração no período de funcionamento desses locais. O horário de atendimento dos CMEIs vai das 7h às 18h.

Foto: Pixabay

Alguns entenderam que esses espaços passariam a abrir 30 minutos mais tarde e fechar 30 minutos mais cedo. Mas a prefeitura esclarece que não é isso o que vai ocorrer e reforça que o horário de chegada e saída das crianças não vai mudar. A alteração será do tempo de permanência em sala de aula. Ou seja, será criado uma espécie de ensalamento das 7h às 7h30 e das 17h às 17h30.

Segundo a administração municipal, a alteração nos CMEIs não muda em nada a rotina dos pais. O horário de funcionamento das creches permanece o mesmo. “Não é preciso mudar a rotina em casa, chamar parentes para ficar com as crianças nem nada parecido”, afirma a Elisângela Mantagute, superintendente de gestão educacional da Secretaria de Educação de Curitiba.

A explicação da prefeitura para as mudanças organizacionais é de que existe a necessidade de otimização nos horários das equipes de educadores. Eles trabalham 8 horas por dia e, por lei, deve cumprir 1 hora de descanso no almoço.