Ao Vivo

Corpus Christi em Curitiba: veja o que abre e o que fecha

02/06/2021 às 06:11.

Alguns serviços públicos e privados de Curitiba terão o horário de funcionamento alterado em função do feriado de Corpus Christi na quinta-feira (3). Haverá alterações também por conta da vigência da bandeira vermelha na cidade.

Confira o que abre e o que fecha na cidade neste feriado:

VACINAÇÃO

Dependendo da disponibilidade de doses, a vacinação continua normalmente. No momento, Curitiba está vacinando pessoas com mais de 18 anos com comorbidades e, também, professores com pelo menos 48 anos.

Para o grupo de comorbidades, a Secretaria Municipal da Saúde atende quem comprovar ter algum dos 22 tipos de doenças preexistentes, listadas no Plano de Imunização Contra a Covid-19, do Ministério da Saúde. 

Entre os professores e outros profissionais da educação estão sendo vacinados, conforme grupos por faixa etária, trabalhadores que atuam na educação básica (creches, CMEIs, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, ensino profissionalizante e Educação de Jovens e Adultos – EJA). 


DELIVERY

  • Restaurantes: podem atender somente das 10h às 22h por delivery, drive-thru e a retirada em balcão (take away)
  • Lanchonetes: só podem atender por delivery, drive-thru e take away, das 6h às 22h
  • Comércio de rua: só pode atender em delivery, das 9h às 19h

MERCADOS E FEIRAS

Supermercados podem abrir presencialmente, das 7h às 20h, de segunda a sábado, sendo autorizado aos domingos apenas o atendimento na modalidade delivery até as 20h.

Já o Mercado Municipal e o Mercado Regional do Cajuru funcionam das 8h às 18h durante o feriado. O Armazém da Família e o Restaurante Popular não devem funcionar.

Para as feiras, o feriado é ponto facultativo.

SHOPPINGS

Segundo o decreto, os shoppings podem atender das 9h às 19h, apenas por delivery, na quinta-feira.

TRANSPORTE COLETIVO

Segundo o decreto, os ônibus devem circular com até 50% da capacidade de passageiros. Na quinta-feira, o transporte coletivo opera com horários de domingo.

MUSEUS

Seguindo o decreto municipal, os museus estaduais, em Curitiba, estão fechados temporariamente ao público.

ATIVIDADES SUSPENSAS PELO DECRETO

Por conta do decreto, algumas atividades estão suspensas na cidade, e estabelecimentos destinados ao entretenimento não devem funcionar:

  • estabelecimentos destinados ao entretenimento ou a eventos culturais;
  • estabelecimentos destinados a eventos sociais e atividades correlatas;
  • estabelecimentos destinados a mostras comerciais, feiras de varejo, eventos técnicos, congressos, convenções e eventos esportivos com público externo;
  • bares, tabacarias, casas noturnas e atividades correlatas;
  • reuniões com aglomeração de pessoas, incluídos os concursos e processos seletivos, eventos, comemorações, assembleias, confraternizações e encontros familiares ou corporativos em espaço de uso público.

LIMPEZA PÚBLICA

  • Coleta Domiciliar (orgânico): não haverá coleta na quinta-feira;
  • Coleta Seletiva (Lixo Que Não é Lixo): será feita uma vez por semana, às quintas-feiras;
  • Varrição Manual: apenas na região central, com escala de domingos e feriados;
  • Demais serviços de Limpeza Urbana estão suspensos na quinta-feira.

TRÂNSITO

Na quinta-feira, não haverá fiscalização nas vagas do Estacionamento Regulamentado (EstaR). O trabalho dos agentes de trânsito volta normalmente na sexta-feira, das 9h às 19h, e no sábado, das 9h às 13h.

SERVIÇO FUNERÁRIO

O atendimento do serviço funerário é ininterrupto, mas os cemitérios municipais estão fechados para visitação durante o período de bandeira vermelha.

Via: G1 Paraná