Ao Vivo

CORONAVÍRUS: Urbs altera tabela de linhas do transporte coletivo

20/03/2020 às 08:00.

A Urbanização de Curitiba (Urbs) vai fazer alterações no transporte coletivo de Curitiba em função da redução da demanda de passageiros por conta do avanço no novo coronavírus.O transporte coletivo da cidade perdeu cerca de 37% do fluxo de passageiros nos últimos dias. Levantamento da Urbs mostra que em 10 de março foram 756.167 passageiros. Na última quarta-feira, esse volume tinha caído para 478.283.

Foto:Cesar Brustolin/SMCS

Em reunião com as empresas de ônibus na tarde desta quinta-feira (19/3), ficou acertado que serão cortadas, a partir de amanhã (20/3), as tabelas extras, que geralmente são colocadas pela manhâ e à tarde.

A partir de segunda-feira (23/3), os ônibus usarão tabela de sábado, com exceção das linhas Expresso, Ligeirões e Linha Direta Inter 2, que não sofrerão alterações.

O horário de sábado vale de segunda a sexta-feira. Aos sábados será usada a tabela de domingo. A tabela de domingo permanece inalterada.

Também ficou decidido interromper o funcionamento da Linha Turismo a partir desta sexta-feira (20/3).

Foi formado um comitê de crise entre a Urbs e as empresas para monitorar diariamente o comportamento de fluxo de passageiros.

“Estamos monitorando o movimento nas linhas, podemos alterar essa redução se verificarmos a necessidade de mais linhas”, diz o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

Com o fechamento de escolas e faculdades, flexibilização do horário do comércio e o crescimento do número de funcionários de empresas que passam a operar em sistema home office, a tendência é que a queda no número de passageiros se mantenha por mais tempo.

A Urbs também já anunciou uma série de medidas para prevenir a disseminação do novo coronavírus. Em parceria com as empresas de ônibus, foram reforçadas a limpeza de ônibus, estações tubo e terminais e a distribuição de álcool gel a cobradores.

Cartazes falando da importância da prevenção foram anexados nos ônibus, bem como áudios nos biarticulados e mensagens nas estações tubo.

Via: Prefeitura de Curitiba