Ao Vivo

Coronavírus: máscara só deverá ser usada por maiores de 10 anos na volta às aulas do Canadá

06/08/2020 às 15:37.

Autoridades de saúde do Canadá anunciaram esta semana que apenas crianças maiores de 10 anos deverão usar máscaras na volta às aulas, em meio à pandemia de coronavírus. A reabertura das escolas do país está prevista para começar a partir de setembro, no outono.

Segundo a médica Theresa Tam, uma das chefes do Departamento de Saúde Pública do Canadá, a recomendação é baseada em estudos que apontam que crianças de 10 anos ou mais transmitem o novo coronavírus tanto quanto um adulto, enquanto a taxa de transmissão de crianças menores é mais baixa.

Um estudo feito na Coreia do Sul aponta que a taxa de transmissão, para contatos domiciliares, em crianças de 10 a 19 anos chegou a 18,6%. Já em crianças de 0 a 9 anos, a taxa foi de 5,3%.

Apesar da diretriz, o governo deixa claro que as orientações poderão mudar a qualquer momento, conforme o surgimento de novas evidências sobre a transmissão da doença. E defende também a proteção redobrada de professores e demais funcionários das escolas.

Vale destacar ainda que, mesmo com estudos demonstrando a eficácia do uso de máscaras como uma das barreiras importantes para conter o novo coronavírus, autoridades de saúde desincentivam o seu uso para crianças menores de 2 anos, devido ao risco de sufocamento.

Além do uso das máscaras, as escolas também precisaram adaptar seus espaços físicos para garantir distanciamento social, e adaptar suas atividades para minimizar o contato entre alunos e professores. Ainda nesta semana o país deve divulgar mais detalhes das recomendações para a reabertura das escolas.

O Canadá tem até esta quarta-feira (5) 119 mil casos confirmados do novo coronavírus, e 9 mil mortes causadas pela doença. Os números são da Universidade americana Johns Hopkins.

Via: Revista Crescer