/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/b/a/uPSN48QxuwTQ6wuuOtHw/indice.jpg)
Fãs usaram a própria rede social para lamentar e pedir que a empresa libere o perfil como um memorial ao Cristiano Araújo — Foto: Reprodução/Instagram
A conta do cantor Cristiano Araújo, que morreu há quase quatro anos em um acidente de trânsito em Goiás, foi desativada do Instagram. Fãs usaram a própria rede social para lamentar o incidente e pedir que a empresa libere o perfil como um memorial do artista. Enquanto estava no ar, o perfil tinha 1.9 milhão de seguidores e 1833 publicações.
O G1 procurou a assessoria de imprensa do Instagram por telefone e e-mail na tarde desta quarta-feira (17) para saber o que ocorreu e aguarda retorno. À TV Anhanguera, o produtor executivo do cantor, Rafael Vanucci, disse que está tentando providências junto à rede social.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/y/P/RsIBVxQ7CsRDy8ZQr9eg/indice5.jpg)
O produtor executivo do cantor, Rafael Vanucci, também comendou a desativação do perfil de Cristiano Araújo — Foto: Reprodução/Instagram
O Instagram permite que as contas de usuários mortos sejam deletadas ou transformadas em memorial. Qualquer pessoa que se depare com o perfil de alguém já falecido pode denunciar para que a rede social a transforme a conta em memorial.
De acordo com os Termos de Uso da rede social, apenas parentes diretos conseguem solicitar a exclusão da conta, apresentando certidões de nascimento e óbito da pessoa falecida e comprovação de que é representante legal do espólio. Familiares do cantor negaram à TV Anhanguera que tenham feito o pedido e dizem que tentam reverter a situação.
Há várias postagens lamentando o ocorrido. Só em um perfil chamado “legadocristianoaraujo”, que tem mais de 35 mil seguidores, há mais de 130 comentários lamentando o fim da conta e pedindo a retomada do perfil.
Fãs criaram a #Queremosacontadocrisdevolta e estão marcando o Instragram e os perfis nas redes sociais do irmão do artista, o também cantor Felipe Araújo, e do pai deles, João Reis Araújo.
O próprio perfil “legadocristianoaraujo” publicou “@instagram voltem com a conta ele deixou o legado dele aqui e vamos permanecer lá era o cantinho do nosso ídolo”.
Já a fã Diane Anjos comentou que sempre visitava o perfil do cantor. “Não acredito pq (por que)?? Eu sempre vou lá visitar e fazer algum comentário. Poxa que triste não era pra desativarem”.
O perfil “porticrisaraujo”, com mais de 13 mil seguidores, também fez seu comentário: “@instagram tantas contas desnecessárias pra serem desativadas , vocês desativam o cantinho da memória de alguém ? #Queremosacontadocrisdevolta”.
Já a Emiliana Almeida recorreu ao perfil dos familiares do cantor.”O que podemos fazer? @felipearaujo @joaoreis.araujo façam alguma coisa”, postou ela.
No Instagram, perfil do cantor está em branco — Foto: Reprodução/Instagram
Saudades
Cristiano e a namorada Allana Moraes morreram em um acidente de carro na volta de um show, em Morrinhos (GO), em 24 de junho de 2015. O artista era reconhecido por características como o amor à família, paixão por futebol e bom humor.
/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2016/06/23/cris2.jpg)
Cristiano Araújo e Allana Moraes, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera
No dia do acidente, o nome de Cristiano Araújo ficou em 1º lugar como trending topic (tendência global) da rede social Twitter em todo o mundo, com quase 60 mil citações por hora. Um ano depois, ele era o artista mais tocado nas rádios do país. A página dele no Facebook tem atualmente 8,9 milhões de seguidores.
O artista morreu no auge da carreira, pouco depois de ganhar palcos internacionais, deixando um CD com músicas inéditas em produção. Na época, namorava havia 1 ano e 2 meses e sempre demonstrava estar apaixonado. Ele deixou dois filhos – João Gabriel, de 7 anos, e Bernardo, de 2, na época, frutos de relacionamentos anteriores.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/f/N/h20fUVSZCVonCzFaVKoQ/indice3.jpg)
São várias as publicações pedindo que a conta seja reativada — Foto: Reprodução/Instragram
Via: G1