Conheça o bar que fica em um castelo

25/08/2017 às 14:20. Comente esta notícia!

Foto: divulgação.

O Hendrix Brew House é um “pub de cerveja e rock’n roll” que fica em um pequeno castelo no bairro do Juvevê. Todas as quintas-feiras, o Hendrix abre seu pequeno palco para um artista mostrar seu trabalho autoral. Depois, o bar vira ponto de encontro de músicos que se reúnem espontâneamente para tocar tudo o que quiserem “até cansar”.

Trata-se da já tradicional “Quinta Autoral/Jam Session” do Hendrix. Um dos proprietários, o empresário Douglas Kleinschmidt, conta que as reuniões de músicos surgiram naturalmente, “como deve ser”.  “Eu sou músico, todos meus amigos são músicos. E as jams acabaram acontecendo espontaneamente. Um dia alguém deu a sugestão: vamos marcar um dia fixo para reunir a galera? Onde têm músicos e instrumentos à disposição, acaba rolando um som”.

Nesta quinta-feira (24) quem toca é o Diego Raimundo Trio. Depois, o palco está livre para quem chegar. Não é preciso levar os instrumentos, a casa tem guitarras, baixo e bateria disponíveis e afinados. Mas quem quiser também pode levar seu próprio instrumento.

O termo jam, em inglês também significa “geleia”, mas neste sentido de reunião musical vem das iniciais da expressão Jazz After Midinight. Nos anos 1940, nos EUA, depois da meia noite, ao saírem dos seus concertos nas Big Bands, os músicos se reuniam para improvisar e assim se batizaram as “jam sessions”.

As do Hendrix Brew House são preferencialmente de rock e blues. “Não é pra espantar ou desrespeitar ninguém, mas pra não frustrar expectativas: se o cara quiser ouvir o Skank e Jota Quest, não é aqui”.

Castelo de pedra que virou bar

O bar fica em uma imóvel peculiar do Juvevê: uma casa de 1929 com o exterior de pedra e com as formas que lembram um castelo gótico. “Eu conheço este imóvel há anos. Era um restaurante que eu frequentava quando trabalhava aqui perto. Vinha almoçar e pensava: tem mais cara de bar que restaurante”. Há oito meses, Douglas transformou a casa no pub que queria.

A segunda providência após a instalação da chopeira, foi colocar música ao vivo. O Hendrix é especializado em cervejas e tem uma politica de experimentar novas marcas e sabores, sempre priorizando a produção cervejeira de Curitiba e região metropolitana. Na cozinha, o mais pedido é o tradicional pão com bolinho de carne.

Fonte: Gazeta do Povo