Confira opções de cultura do fim de semana na cidade

05/10/2018 às 08:10. Comente esta notícia!

O primeiro fim de semana do mês de outubro começa com diversas atrações culturais em Curitiba. Desataque para o início das comemorações do Dia das Crianças, já no sábado (6/10). Tem também show do paraibano Zé Ramalho, apresentação especial no Teatro do Paiol, workshop de ritmos musicais urbanos e uma exposição de quadrinhos.

Nesta sexta (5/10), o cantor paraibano Zé Ramalho chega a Curitiba com seu show “40 anos de carreira”. A apresentação no Teatro Positivo terá um repertório de grandes clássicos da carreira e também de Raul Seixas.

As comemorações pelo Dia das Crianças já começam neste sábado (6/10) no Pinheirinho e Tatuquara. As administrações regionais organizaram atrações recreativas e educativas para as crianças durante a tarde. A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) é quem dá suporte a todas atividades que procedem a grande festa no dia 12 de outubro, que será feita no Parque Barigui.

Mas o sábado também é dia de música. O Teatro do Paiol organiza mais uma apresentação do programa Brasis no Paiol, que contará com a presença do cantor e compositor carioca Qinho. No mesmo dia, o Portão Cultural dá início a uma exposição de trabalhos feitos em quadrinhos, ilustrações e grafites com artistas da Bienal de Quadrinhos.

No domingo (7/10) o Teatro Cleon Jacques recebe o “Desmistifique sua Dança”. O evento vai reunir workshops e apresentações artísticas que vão discutir o papel das danças urbanas no cotidiano e no contexto social.

Confira mais detalhes da programação:

Zé Ramalho comemora 40 anos em Curitiba

Nesta sexta feira (5/10), o paraibano Zé Ramalho se apresenta em show especial no Teatro Positivo para comemorar seus 40 anos de carreira. Para a apresentação, o cantor traz em seu repertório alguns de seus maiores sucessos como Chão de Giz, Garoto de Aluguel, Vila do Sossego e Banquete de Signos.

Além das músicas próprias, Zé Ramalho ainda apresenta algumas releituras de canções de Raul Seixas, como Trem das Sete e Medo de Chuva.

Data: 5 de outubro

Horário: abertura dos portões às 20h

Local: Teatro Positivo – Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido

Festa do Dia das Crianças começa no Pinheirinho e Tatuquara

A data em que se comemora o Dia das Crianças é só dia 12 de outubro, na próxima semana, junto com uma grande festa no Parque Barigui. Mas neste fim de semana já tem comemoração. A programação nas regionais começa neste sábado (6/10) em duas regionais da cidade. Todas atividades são gratuitas.

No Tatuquara haverá a Festa do Dia das Crianças na Regional, com diversas atrações recreativas e educativas para as crianças. No Pinheirinho, a Associação de Moradores e Amigos da Vila Machado também preparam uma festa para criançada. Haverá até com uma pequena corrida infantil em que as crianças participam de um percurso de pouco mais de 100 metros. O apoio da atividade, assim como medalhas e materiais usados, é fornecido pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude do Pinheirinho.

Data: 6 de outubro

Pinheirinho: Associação de Moradores – Rua Fátima Barck na esquina da Laudelino Ferreira

Tatuquara: Parque Yberê – Rua General Luiz Carlos Pereira Tourinho, Campo de Santana

Horário: das 13h às 17h nos dois locais

Brasis no Paiol recebe Qinho

O cantor e compositor carioca Qinho se apresenta pela primeira vez em Curitiba com um de seus trabalhos solos. O show “Qinho canta Marina” é resultado do sucesso do seu EP lançado em 2017. Nele o artista canta quatro grandes clássicos de Marina Lima: “Fulgás”, “Uma noite e meia”, “Criança” e “Charme do Mundo”.

A apresentação conta com a participação da banda curitibana Lemoskine e de Uyara Torrente, vocalista da A Banda Mais Bonita da Cidade. O Brasis no Paiol é uma iniciativa feita para divulgar e incentivar a produção musical brasileira.

Data: 6 de outubro

Horário: 20h

Ingressos: 30 (inteira) | 15 (meia)

Local: Teatro do Paiol – Praça Guido Viaro, s/n° – Prado Velho

Portão Cultural recebe exposição da Bienal de Quadrinhos

O Museu Municipal de Arte no Portão Cultural recebe uma exposição de quadrinhos, que estiveram também presentes na Bienal desse ano. Serão três salas tematizadas que contarão com obras em grafite, colagem, ilustração ou digital. A entrada é gratuita e a exposição fica aberta ao público até o dia 4 de novembro, sempre de terça a domingo.

Dentre os temas estão uma exposição coletiva sobre “A Cidade em Quadrinhos” e trabalhos feitos por artistas como Eloar Guazzeli, Key Imaguire, Julio Shimamoto, Rafael Sica, Fabio Zimbres, Gidalti Junior e Marcelo  D’Salete.

Data: Até 4 de novembro

Horário: das 10h às 19h

Local: Portão Cultural – Avenida República Argentina, 3430

Teatro Cleon Jacque recebe atividades de danças urbanas

Entre sexta e domingo (5 e 7/10), acontece o “Desmistifique sua dança”, no Teatro Cleon Jacque, no São Lourenço. O evento vai reunir workshops, apresentações artísticas, debates e intervenções públicas sobre danças urbanas e seus contextos. A entrada é gratuita.

O evento foi idealizado pela coreógrafa e pesquisadora, Marila Velloso, e terá como convidados representantes da Dança do Passinho e do Funk Carioca. A proposta do dia é também discutir a relação entre os diversos estilos de dança, como tango, breaking house, DesignDança e Nativo Urbano.

Data: 7 de outubro

Horário: durante todo o dia

Local: Teatro Cleon Jacques – Avenida Matheus Leme, 4700 – São Lourenço