Compra de audições: cantor Sorocaba faz denúncia contra o meio musical

08/11/2018 às 11:15. Comente esta notícia!

De acordo com o músico, empresários e cantores mantêm esquema para burlar audiência em aplicativos

Reprodução/Instagram

Antigamente, nas rádios, era comum haver “compra de audições”. O empresário do local cobrava determinada quantia de um cantor em troca de que as canções do artista liderassem o top musical da rede, sendo tocada até mais vezes no dia. De acordo com o cantor Sorocaba, da dupla com Fernando, essa tática migrou para o meio digital.

Conforme apuração do jornalista Leo Dias, do Fofocalizando, Sorocaba fez uma denúncia contra pessoas que são adeptas à compra de audições ao jornal Valor Econômico. O músico teria tomado conhecimento da ideia quando foi abordado por um empresário, que ofereceu ao sertanejo liderança no aplicativo Spotify por R$ 35 mil e garantiu mais de 200 mil audições nas músicas dele.

Sorocaba, estando na 27ª colocação na plataforma de música, duvidou da proposta. Para impressioná-lo, a pessoa revelou a ele quem estaria no topo do aplicativo na semana seguinte, e foi dito e feito. O incidente teria provocado o lado artístico de Sorocaba, portanto ele decidiu revelar a tramoia mantida debaixo dos panos.

A equipe de Leo Dias entrou em contato com os responsáveis pelo Spotify, que declararam ter medidas para impedir a realização da corrupção digital.