Ao Vivo

Como o amendoim pode ajudar a emagrecer e prevenir o envelhecimento

11/07/2018 às 09:04.

Ele é figura comum no cardápio das festas juninas e julinas, mas não é somente nessa época do ano que o amendoim está presente na mesa dos brasileiros. Além da versão tradicional, em grãos, hoje é possível encontrar no mercado diversos derivados da leguminosa, como a pasta, o leite e a farinha.

As propriedades benéficas do grão são encontradas na versão in natura. O famoso amendoim japonês, muito consumido como aperitivo, entra na categoria dos processados.

Foto: Pixabay

“Além de amendoim, ele contém farinha, açúcar, shoyu, sal, amido, fermento e realçador de sabor glutamato monossódico. É um produto altamente processado e de conteúdo mais calórico e prejudicial do que o amendoim natural”, destaca a nutricionista Anne Porto Dalla Costa.

Doce

Como é preparado com açúcar refinado, o popular “cri-cri” não traz tantos benefícios. A dica é optar por uma receita com açúcar mascavo. Vale o mesmo para as paçoquinhas: prefira as opções que não tenham açúcar branco.

Derivados

Pasta, leite e farinha de amendoim oferecem as mesmas qualidades do grão natural. No entanto, por ter uma fração líquida, o leite pode ter menos fibras.

Cru ou torrado?

Alguns estudos sugerem que a versão torrada é mais alergênica do que a crua, mas ainda não há um consenso sobre isso na ciência. Sabe-se que, ao passar pelo forno, a leguminosa torna-se mais calórica.

Como escolher?

Na hora da compra, vale a regra de ouro da alimentação: leia os rótulos.

“Se houver gordura (óleo vegetal ou gordura vegetal) entre os ingredientes, o amendoim pode ter sido frito, e não assado”, alerta a nutricionista Anne Porto Dalla Costa.

Outro cuidado é buscar produtos que tenham o selo da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), que garante os padrões de qualidade do alimento. Sempre que possível, busque informações sobre a safra dos grãos e dê preferência aos mais novos. Como tem gorduras, o produto pode ficar rançoso.

Preparo

Para tirar os chamados fatores antinutricionais, a nutricionista Viviane Braz sugere que os grãos sejam deixados de molho por quatro horas. Depois disso, escorra e seque os amendoins no forno pré-aquecido.