COLUNA 98: A imagem que vale mais que mil palavras

01/04/2019 às 16:40. Comente esta notícia!

Como postamos mais cedo, um senhor de idade, torcedor do Paraná Clube, assistiu ao ParaTiba do último domingo na Torcida Organizada do Coritiba no Estádio do Pinhão em São José dos Pinhais, município da Região Metropolitana de Curitiba. Vale lembrar que o jogo era realizado com torcida única, no caso, só poderiam entrar torcedores do Coritiba.

A imagem que circulou o Brasil nos leva a fazer várias reflexões, uma delas sobre a empatia.

Empatia no dicionário significa: capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.” 

Somos seres que estamos acostumados a ligar a TV em dia de futebol pelo país e nos deparamos com brigas, bombas, confusões e assim vai, e quando acompanhamos imagens como desse senhor ficamos meio que sem reação. Há quem diga que o senhor é um maluco, mas nós dizemos que ele é um ser humano qualquer, que tem o direito de ir e vir, e principalmente se divertir. Ah, vale lembrar que o Paraná Clube divulgou uma nota procurando o torcedor:

‘’No jogo de ontem uma imagem chamou a atenção de todos. Em meio aos torcedores do Coritiba, um senhor apaixonado pelo Tricolor se fez presente na arquibancada do Estádio do Pinhão. Um único torcedor Paranista ali no meio de tantos torcedores adversários, expressando todo seu amor pelo Paraná Clube, vestindo nosso manto com orgulho. Se você conhece este torcedor, entre em contato conosco!

Também fica aqui nosso reconhecimento à atitude dos torcedores do Coritiba que, em respeito ao amor do nosso torcedor por nossas cores, em momento algum tiveram qualquer atitude que o constrangesse ou o impedisse de assistir ao jogo em paz. Pelo contrário, o incentivaram a entrar no estádio e permanecer na arquibancada do Estádio do Pinhão. São atitudes como esta que nos fazem acreditar que o estádio de futebol é sim lugar de respeito entre as torcidas. Que isso possa se espalhar por todos os lugares, em todas as cidades.’’

A situação foi tão engraçada, que a Polícia Militar tentou retirar o senhor da arquibancada e a própria torcida do Coritiba não deixou.

Façamos uma reflexão após ver essa foto e ler o texto: será que somos bons seres humanos e podemos viver em uma sociedade sem brigas ou qualquer ação que prejudique o próximo ?

Lembramos sempre que rival não é inimigo!

Por: Marcos Paulo Protski