Colocar crianças para dormir cedo faz bem para a saúde mental das mães

08/11/2019 às 09:07.
dormir bebe cerebro
Por Monkey Business Images

Entre os obstáculos que uma mãe deve enfrentar está o estabelecimento de horários para o descanso noturno, não apenas para o bebê, mas para ela mesma. A privação do sono, a longo prazo, pode ser um fator de infelicidade e gerador vários problemas de saúde física e mental.

De acordo com informações da National Sleep Foundation, um bebê de 4 a 11 meses deve dormir entre 12 a 15 horas por dia. Nesta faixa etária, a maioria das crianças começa a estabelecer padrões de sono e pode descansar por até cinco horas consecutivas.

bebe recien nacido hospital
KieferPix/shutterstock

Por que é importante colocar a criança para dormir cedo?

Basicamente, é uma fórmula para o bem-estar. Uma investigação do Instituto Australiano de Estudos da Família descobriu que bebês que dormiam antes das 20h30 tinham melhor saúde e que seus pais eram menos propensos a sofrer de depressão ou estresse.

Para alcançar esse resultado, foram realizadas entrevistas com grupos de crianças de 4 a 5, 6 a 7 e 8 a 9 anos de idade e com seus respectivos pais. Ao analisar os dados, concluiu-se que, independentemente das horas de descanso, as crianças que dormiam mais cedo eram mais felizes e apresentavam melhor desempenho em suas atividades.

recien nacido llorando 2
AlohaHawaii via shutterstock

Como fazer seu bebê pegar no sono?

É possível que, no começo, você ache impossível fazer com que seu filho durma mais cedo, mas é muito importante insistir. Confira algumas dicas simples, mas muito valiosas:

  • Mantenha as luzes apagadas
  • Não fale muito alto pela casa
  • Coloque seu bebê na cama depois de comer e trocar
  • Não brinque com o bebê antes de dormir

Via: Vix