Ao Vivo

Colocar amaciante na máquina e mais 4 erros que você comete ao lavar roupa

10/09/2019 às 09:05.

Apesar de ser uma atividade cotidiana e supostamente bem simples, lavar roupa pode ser um desafio quando se trata de peças manchadas e delicadas. Alguns dos estragos observados nas roupas após a lavagem podem ser causados por descuidos e erros que você comete sem saber.

Confira alguns dos equívocos mais comuns (e as dicas de como evitar), segundo a personal organizer Ingrid Lisboa:

Colocar amaciante na máquina de lavar

roupas lavanderia maquina 0819 1400x800
Rozhnovskaya Tanya/Shutterstock

De acordo com a personal organizer, o amaciante, apesar de deixar um cheirinho bom nas roupas, é completamente dispensável na lavagem. Seu uso exagerado pode, inclusive, engomar demais os tecidos e causar alergias.

Se você quer deixar toalhas e outras peças maciais, a profissional indica uma alternativa natural, com vinagre de vinho branco. Basta adicionar 100 ml do produto para cada balde de roupas.

Já para deixar um cheirinho gostoso, basta borrifar água perfumada para tecidos antes de passar com o ferro.

Sabão comum para lavar roupa delicada

lavar roupa branca 0819 1400x800
White bear studio/shutterstock

Roupas delicadas exigem um sabão diferenciado, já que o comum pode danificar as peças.

Ingrid afirma que, nestes casos, deve se usar sabão de coco, que não agride a fibra do tecido, ou mesmo um detergente para lavar louças.

Sabão demais na hora de lavar a roupa

lavar roupa bacia 0419 1400x800
TanyaRozhnovskaya/shutterstock

Ao contrário do que muita gente acredita, muito sabão não significa mais limpeza. Em excesso, o produto pode até engomar os tecidos e deixá-los duros com o passar do tempo.

Portanto, use somente a quantidade recomendada na embalagem. E não se engane quanto à quantidade de espuma: não é ela que deixa a roupa higienizada, diz a profissional.

Saco protetor na máquina de lavar

saco lavar roupa 0919 1400x800
Ratchanee Sawasdijira/Shutterstock

Os saquinhos protetores podem ser grandes aliados na lavagem de roupa na máquina, mas muitas vezes eles são usados de forma errada, afirma Ingrid. Colocar uma peça delicada no saquinho e depois na máquina não é o mesmo que lavá-la à mão.

Quando há indicação de lavagem à mão, é assim que a peça deve ser limpa, pois a máquina irá danificá-la mesmo se ela estiver dentro do saco protetor, diz a especialista.

Porém, ele pode ser usado para lavar toalhas e outros tecidos felpudos junto com peças lisas, pois evita que elas peguem pelo. Também ajudam a prevenir que roupas coloridas percam cor, já que o saco protege contra o impacto.

Separar roupa só por cor

lavar roupa sabao 0419 1400x800
Africa Studio/Shutterstock

Roupas coloridas podem manchar as brancas em uma mesma lavagem. Você certamente já sabe disso e até mesmo faz a separação das peças, mas esta não é a única seleção que deve ser obedecida, segundo a personal organizer.

As roupas têm de ser separadas de três formas: por tecido, por cores e por nível de sujeira. Comece separando as peças delicadas, que devem ser lavadas à mão. No geral, roupas íntimas, de lã e seda não podem ir à máquina, bem como bordados e rendados.

secadora de roupa 0419 1400x800
alexkich/shutterstock

Em seguida, separe as roupas que serão lavadas na máquina em três categorias: as claras (incluindo branco, bege, cinza e cores bem claras), cores escuras (como preto e azul marinho) e cores intermediárias. A especialista em limpeza diz que é preciso lavar cada grupo separadamente

Por fim, recolha as peças que estão muito sujas, como meias encardidas ou calças sujas de barro: estas precisam ficar mais tempo na máquina ou passar por uma pré-lavagem.

Via: Vix