Desde esta quarta-feira (31), clientes com celulares pré-pago do Paraná e de outros nove estados brasileiros, que possuem alguma pendência no cadastro junto à operadora, devem atualizar os dados.
No Paraná, há 7,45 milhões de linhas pré-pagas no total, mas ainda não há uma estimativa do número de linhas que precisam ser atualizadas, segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil).
Os clientes com alguma pendência receberão uma mensagem de texto com orientações sobre como agir. O intuito é evitar fraudes e dar mais segurança aos consumidores. Quem precisar e não realizar a atualização terá a linha bloqueada.
O prazo final para o recadastramento depende de cada operadora.
A campanha foi batizada de “Cadastro Pré-pago” e teve início em abril deste ano pela área atendida a clientes do DDD 62, na região de Goiás. Agora, o projeto foi estendido aos outros estados. Em setembro, o recadastramento deve ser ampliado para todo o Brasil.
A determinação atende ao que regulamenta a Lei 10.703/2003 e a resolução 477/2007, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Veja os estados que precisam fazer o recadastramento caso haja pendência:
- Acre
- Distrito Federal
- Goiás
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Minas Gerais
- Paraná
- Rondônia
- Tocantins
- Santa Catarina
Via G1