Ao Vivo

Ciúmes deixa de ser normal quando 4 sinais começam a aparecer na relação

12/09/2019 às 08:42.

O ciúme é um sentimento bastante comum e natural nos relacionamentos afetivos, principalmente nas uniões românticas. Muitas vezes é encarado como cuidado ou prova de amor, mas é importante perceber quando deixa de ser normal e se transforma em abuso.

O ciúme pode aparecer em maior ou menor grau e, se você deseja saber se ele está dominando a relação, confira 4 sinais de que o sentimento se tornou um problema, segundo indicações dos profissionais da clínica de psicologia Eurekka.

Sinais de que o ciúme se transformou em problema

casal triste briga ciume 0518 1400x800
Sjale/shutterstock

1. Suas conversas com o parceiro mais parecem interrogatórios. É possível notar o sinal quando o par está sempre procurando um deslize ou uma falha em uma história para descobrir uma suposta mentira. Viver assim pode ser uma tortura para ambos.

2. Seu parceiro mede as palavras para falar com você. Como um simples comentário pode despertar uma crise de ciúme, a pessoa amada aprendeu a ser mais cuidadoso e, consequentemente, menos espontâneo.

mulheres com ciumes 1216 1400x800
LaVika/Hopeful.ya/Shutterstock

3. Você ou seu parceiro não tem privacidade digital. Para ter maior controle, um dos companheiros pode exigir o sacrifício da intimidade, sem perceber que a sede de poder sufoca e atrapalha a relação.

4. Você alterna sentimentos de amor e ódio pelo parceiro. Quando toda a relação é baseada na desconfiança, sua visão em relação ao outro pode mudar de uma hora para outra.

ciume doentio prejudicial 1116 1400x800
Antonio Guillem/Shutterstock

É importante saber que, em vez de amor excessivo ou cuidado, o ciúme pode indicar baixa autoestima, pois pessoas que não sentem confiança em si mesmas acabam sempre vivendo sob o medo de não serem boas o suficiente para “merecer” o parceiro.

Procurar entender que a relação saudável deve ser baseada em união e não em uma necessidade de ter o outro como “complemento” necessário ajuda a driblar o sentimento.

Via: Vix