Cirurgião canadense opera bichinho de pelúcia a pedido de paciente

04/10/2018 às 15:29.

Um neurocirurgião canadense realizou um procedimento ousado, completamente fora de sua área – em um ursinho de pelúcia. Daniel McNeely concordou em operar o brinquedo, chamado Little Baby (bebêzinho, em tradução livre), a pedido de Jakson McKie, 8, que estava sendo encaminhado para a sala de cirurgia.

Em seu Twitter, o médico compartilhou uma foto do procedimento no bichinho e escreveu: “Como eu poderia dizer não?”. O tweet foi compartilhado mais de 13 mil vezes. Segundo a BBC, o diagnóstico do ursinho de pelúcia não era lá a especialidade do cirurgião: ele tinha uma gota na axila, espécie de artrite relacionada ao excesso de ácido úrico, que causa inflamação nas articulações.

O ursinho de pelúcia ganhou até uma máscara de ar para o procedimento (Foto: Reprodução/Twitter)

A cirurgia era bem mais simples que aquela a ser realizada no pequeno Jackson, que sofre de hidrocefalia, um acúmulo de líquido cefalorraquidiano. O médico, que trabalha no Centro de Saúde IWK (Nova Escócia), foi o responsável por drenar o fluído do cérebro de Jackson e liberar a pressão.

As boas novas é que ambos os pacientes estão se recuperando após procedimentos bem-sucedidos. Os pais do garoto ficaram muito agradecidos pelo cirurgião ter ido além de seu papel e feito o filho se sentir mais confortável durante uma situação tão assustadora. “Ele estava tão orgulhoso, com seu ursinho deitado na cama ao seu lado e tudo mais”, contou Rick McKie ao CBC.