Ao Vivo

Cilindros de oxigênio cedidos pelo Amazonas para atendimento a pacientes com Covid-19 chegam ao Paraná

22/03/2021 às 08:37.

Cilindros de oxigênio cedidos pelo Amazonas chegam ao Paraná — Foto: Reprodução/Imagem Cedida

Os 200 cilindros cedidos pelo Amazonas chegaram ao Paraná neste domingo (21), de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). Os equipamentos foram solicitados pelo governador Ratinho Junior (PSD) diante da situação crítica do sistema de saúde do estado por causa da pandemia do novo coronavírus.

Por volta de 14h30, os cilindros chegaram ao Aeroporto Afonso Pena, na Região Metropolitana de Curitiba. Eles foram transportados por uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB).

Do aeroporto, a logística de transporte passou a ser feita pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e pela Defesa Civil estadual.

Os cilindros foram retirados por um comboio de caminhões do governo do Paraná. O destino, contudo, não foi revelado pela Sesa, que alegou “motivos de segurança”.

Equipes da Sesp fizeram a escolta dos caminhões.

A Sesa não informou para quais municípios os cilindros recebidos serão encaminhados.

O estado do Amazonas enfrentou recentemente uma grave crise de saúde envolvendo o fornecimento de oxigênio aos hospitais e unidades de atendimento em saúde para pacientes com casos graves de coronavírus.

Em ajuda ao estado, o Paraná recebeu e ofereceu atendimento a pacientes amazonenses. Os pacientes recuperados da doença, voltaram ao Amazonas.

Via: G1