Ao Vivo

Ciência diz que todo mundo deve ir pelo menos uma vez na vida sozinho ao cinema

26/08/2019 às 09:40.
cinema sozinha solitaria 0917 1400x800
antoniodiaz/Shutterstock

Se você prefere passar um fim de semana trancado em casa do que ir ao cinema sozinho para não se sentir estranho ou desconfortável no meio de pessoas acompanhadas, talvez deva seguir um importante conselho científico: todo mundo deve fazer um passeio solitário pelo menos uma vez na vida.

Para chegar ao conselho conclusivo, pesquisadores das universidades de Maryland e Georgetown reuniram dados de cinco diferentes testes: quatro baseados em questionários em que os participantes deveriam responder se preferiam realizar certas atividades sozinhos ou acompanhados e um através da experiência real de um lazer solitário.

Por que as pessoas rejeitam passeios solitários?

museu galeria arte 0217 1400x800
guruXOX/shutterstock

Os resultados, divulgados pelo site Science of Us, indicaram que as pessoas preferem concluir atividades práticas sozinhas, mas gostam mais de companhia quando vão realizar alguma atividade relacionada a prazer e diversão.

O motivo apresentado pela grande maioria foi o mesmo e soa até um pouco banal: o medo da opinião das outras pessoas que a julgariam incapazes de ter uma companhia para o passeio. Ou seja, elas afirmam que rejeitam atividades de lazer solitárias apenas por receio do julgamento alheio.

jantar restaurante vinho 0617 1400x800
Nejron Photo/shutterstock
Com base nos dados obtidos no estudo os pesquisadores afirmam que é importante perceber que o medo de parecer, aos olhos dos outros, um indivíduo sem amigos ou parceiros amorosos deve ser superado até mesmo por pessoas que são, de fato, solitárias. Afinal, sair de casa para se entreter é uma maneira simples e prazerosa de conhecer gente e fugir do ciclo vicioso do isolamento e da falta de relações.
Via: Vix