Cidade do Litoral do Paraná é uma das melhores em desempenho turístico do Brasil

02/03/2018 às 08:04.

A nova atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, divulgada pelo Ministério do Turismo, apontou que Pontal do Paraná é a que teve o melhor desempenho em promover atividades turísticas em todo o estado, depois de Curitiba e Foz do Iguaçu. Ao todo, 27 municípios tiveram crescimento econômico pelo setor, seja por terem aumentado o número de empregos através do turismo, ampliado a quantidade de leitos para hospedagem ou mesmo o fluxo de turistas domésticos e internacionais.

O levantamento mostra que 283 cidades do Paraná possuem algum tipo de estrutura para receber turistas, e Pontal se destacou como uma das que mais trabalharam para desenvolver as atividades, segundo o Ministro do Turismo, Marx Beltrão. “A melhoria na classificação de um destino importante como o Pontal do Paraná mostra que nossos municípios têm trabalhado cada vez mais para fortalecer a atividade turística”, conta ele apontando que a pasta tem atendido as demandas de infraestrutura, legalização e qualificação dos serviços pedidos pela cidade. A última atualização do mapa ocorreu em 2014.

A explicação para essa melhora é de que o litoral do Paraná tem sido um dos destinos do estado mais procurados pelos turistas. A diretora técnica da Paraná Turismo, Deise Maria Fernandes Bezerra, conta que as praias paranaenses já são o terceiro local mais visitado, só perdendo para Foz do Iguaçu e Curitiba. “No litoral, se desenvolveu uma estrutura relevante de hospedagem, com o surgimento de mais hotéis, pousadas, campings, etc”, explica.

O mapa é usado pelo Ministério do Turismo como base para investimentos na infraestrutura turística, conseguindo apontar quais destinos têm maior ou menor potencial. Assim, a pasta pode direcionar verbas de acordo com a vocação de cada cidade. Nesta atualização, 17 municípios paranaenses perderam posições no ranking.

Além da temporada

A melhora de Pontal do Paraná no ranking do Ministério do Turismo não foi à toa. O próprio ministro destacou a cidade entre as que mais investiram na promoção turística, com festas e eventos o ano todo e melhorias na infraestrutura. De acordo com secretário municipal de desenvolvimento e turismo, Ezequiel Tavares, as melhorias começaram há alguns anos e se intensificaram desde 2016. “A orla de Pontal tem recebido diversas obras de infraestrutura, como pavimentação e calçamento, onde o Instituto Ambiental do Paraná autoriza sem afetar a restinga”, conta.

Via: Tribuna do Paraná