Represa Passaúna em Curitiba: Foto: Lineu Filho.
As chuvas do fim de semana conseguiram aumentar significativamente as represas de Curitiba e Região metropolitana. No sábado, o sistema de abastecimento alcançou 39% da sua capacidade.
Apesar da melhora, a Sanepar anunciou que na próxima semana, a companhia vai começar a captar água de mais uma fonte alternativa. A água do Rio Verde, em Araucária, será transferida para a Represa do Passaúna. Desde o início da crise, há exatamente um ano, a Sanepar fez mais de 20 captações para fortalecer o sistema de abastecimento.
Mesmo com os reservatórios mais cheios, a Sanepar apela para que a população não desperdice água. Isso porque o quadro ainda está longe dos 60% de capacidade das barragens, índice que o sistema tem que alcançar para que o rodízio seja suspenso de vez.
Além disso, o alerta para que se poupe água é reforçado pelo aumento no consumo com as temperaturas mais quentes no verão, que começa nesta segunda-feira (20). O ideal é que a população siga a meta estipulada da Sanepar de economia individual de 20% no consumo de água.
Fonte: Tribuna PR