Ao Vivo

Chute do bebê dentro da barriga da mamãe pode chegar a 5kg de força, diz estudo

10/09/2019 às 09:26.
ultrassonografia 0118 1400x800
GagliardiImages/Shutterstock

Sentir os movimentos do bebê dentro da barriga é um dos momentos mais marcantes para as mamães. São através deles que deduzimos se o bebê está crescendo bem ou não, além de serem fundamentais para o desenvolvimento e fortalecimento ósseo e muscular da criança.

O primeiro movimento fetal observado é uma flexão da cabeça e do pescoço, em sua décima semana. Já a partir de 15 semanas inicia uma sequência de movimentos do corpo inteiro, o que envolve a respiração e até mesmo alongamento, entretanto, a sensação materna desses movimentos geralmente começa apenas entre 16 e 18 semanas de gestação.

Apesar de serem pequenininhos enquanto estão no útero, um estudo pioneiro divulgado no Journal of the Royal Society Interface, denominado “Estresse e tensões no esqueleto fetal humano durante o desenvolvimento”, apontou que os chutes dos bebês podem ser muito fortes, chegando ao equivalente a 5kg. Saiba mais:

Movimentos do bebê dentro da barriga

ultrassonografia 0118 1400x709
GagliardiImages/Shutterstock

A pesquisa tem como objeitvo conhecer melhor o ambiente biomecânico do útero e entender a relação entre a biomecânica fetal e as malformações esqueléticas.

Os movimentos fetais foram analisados durante a segunda metade das gestações, capturados através de uma ressonância magnética com cine, ou seja, com movimentos. Ao rastreá-los, quantificando o golpe fetal e as forças musculares, notou-se que neste período a força dos golpes aumenta significativamente entre 20 e 30 semanas de gestação.

Um gráfico do estudo mostra que a força do chute fetal na 20ª semana de gestação tem em média 30 newtons de força, cerca de 3 kg. Já na 25ª semana esta força aumenta para quase 40 newtons, e atinge o seu pico de força na 30ª semana com 50 newtons, em média 5kg.

Da 35ª semana de gestação em diante os dados apontam a diminuição dos movimentos do feto, cuja força fica entre 10 e 20 newtons, visto que o bebê tem cada vez menos espaço dentro da barriga para se mexer e já está se preparando para nascer.

Via: Vix