Chegar sempre atrasada faz de você uma pessoa mais feliz e bem-sucedida, diz ciência

28/08/2019 às 09:49.
mujer reloj
Dmitri Gromov vía Shutterstock

A pontualidade é uma das características que mais associamos ao profissionalismo e respeito pelos outros. Se você é uma pessoa que está atrasada o tempo todo e vive constantemente correndo contra o relógio, pode ser um sinal psicológico de que, na realidade, você é um pouco mais feliz do que os outros.

Pessoas que chegam atrasadas são mais felizes

Aqueles que chegam cronicamente atrasados geralmente não são bons em estimar quanto tempo levará para fazerem tudo, diz Diana Delonzor em seu livro Never Be Late Again, de acordo com a Inc. Isso se deve ao seu tipo de personalidade. O tempo passará mais devagar, segundo os estudos nas personalidades tipo A e B, do psicólogo Jeff Conte. As pessoas que chegam atrasadas são, em geral, do tipo B.

homem relaxa pensa 0917 1400x800 0
Dragon Images/Shutterstock

Delonzor lembra que isso pode ocorrer porque as pessoas que chegam atrasadas têm muito mais otimismo: “Algumas pessoas tendem a ser otimistas e irreais, o que afeta sua percepção do tempo”, diz ela em seu livro, de acordo com The Tab.

Se forem solicitadas a realizar uma tarefa de 90 minutos em uma hora, essas pessoas provavelmente dirão que podem fazê-lo. Embora seja uma forma de respeito evitar prometer mais do que aquilo que pode ser dado, essa atitude entusiasta em relação à vida pode ser útil. As pessoas que chegam tarde, normalmente, permanecem calmas quando tudo fica fora do controle, o que as ajuda a resolver problemas em momentos críticos melhor do que outros.

perder autobus
Monkey Business Images vía Shutterstock

Por estas razões, esse tipo de pessoa pode ter mais sucesso no local de trabalho, apesar de estar constantemente atrasado para reuniões importantes. Quando você está atrasado, muitas vezes você tem que resolver problemas mais rapidamente do que outros, como descobrir o que aconteceu na reunião ou na aula, antes de você chegar. As pessoas que conseguem ficar mais relaxadas em uma situação estressante podem encontrar soluções imediatamente, já que o estresse não obscurece seu julgamento.

Também está comprovado que as personalidades do tipo B têm um risco menor de doença coronariana, provavelmente ligadas ao estresse reduzido que sentem.

relax 0
Alohaflaminggo via Shutterstock

Indivíduos de todos os tipos de personalidade têm características que podem torná-los bem sucedidos: conhecer os seus e usá-los a seu favor é uma ferramenta útil para seguir em frente. Você só precisa saber que chegar atrasado não é necessariamente uma desvantagem.

Via: Vix