Relatório divulgado nesta terça-feira (2) pela prefeitura aponta que, de 6.781 ocorrências registradas entre janeiro e abril, 1.131 foram na região central.
Centro é o bairro com o maior número de ocorrências atendidas pela Guarda Municipal neste ano em Curitiba, conforme dados do Mapa do Crime, divulgado nesta terça-feira (2) pela Secretaria Municipal da Defesa Social.
Foto: Prefeitura de Curitiba/Arquivo
O levantamento aponta que houve 1.131 registros no bairro, entre janeiro e abril deste ano. Os dados envolvem as principais ocorrências registradas pela Guarda Municipal, assim como horários de maior incidência, percentual de prisões e flagrantes. Veja o Mapa do Crime completo.
Na sequência, os bairros mais violentos são o Sítio Cercado (462 ocorrências) e Cidade Industrial (CIC) (432). Os principais atendimentos da guarda são casos de roubos e danos ao patrimônio público (25%).
No total, foram 6.781 ocorrências na capital. Segundo a Guarda Municipal, mais de 90% das ocorrências atendidas foram diurnas e houve aumento das prisões em flagrante – de 62% somente na Patrulha do Transporte Coletivo.
Para o secretário da Defesa Social e Trânsito, Algacir Mikalovski, a ideia é usar os dados para cobrar resultados. “Os dados são apresentados aos inspetores chefes das regionais para cobrarmos resultados periodicamente”, explicou.
Regionais
A Regional Matriz, composta por 18 bairros, incluindo o Centro e o Centro Cívico, é a região com o maior número de ocorrências atendidas, ainda segundo o Mapa do Crime — 22% do total dos atendimentos foram na região.
Fazem parte da Regional Matriz os seguintes bairros: Ahú, Alto da Glória, Alto da XV, Batel, Bigorrilho, Bom Retiro, Cabral, Centro, Centro Cívico, Cristo Rei, Hugo Lange, Jardim Botânico, Juvevê, Mercês, Padro Velho, Rebouças e São Francisco).
Em segundo lugar no ranking está a regional do Boqueirão (11% das ocorrências), seguida por Boa Vista (11%) e Bairro Novo (8%).
Via: G1