Câncer de próstata tem novo tratamento aprovado pela Anvisa

03/08/2018 às 08:50. Comente esta notícia!

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a inclusão de indicação terapêutica do medicamento Xtandi (enzalutamida) para o tratamento de homens com câncer de próstata não metastático resistente à castração. O produto será comercializado na forma farmacêutica de cápsula gelatinosa, com concentração de 40 miligramas (mg).

Foto: Visual Hunt

Segundo dados do Ministério da Saúde, 14.848 homens morreram em decorrência do câncer de próstata no Brasil em 2015, número que equivale a uma morte a cada 36 minutos. A doença já é a segunda maior causa de morte entre homens no país.

Após a avaliação inicial e diagnóstico de câncer de próstata, a maior parte dos homens passa por tratamento local primário, com intenção curativa. A terapia de privação androgênica, por meio da castração cirúrgica ou medicamentosa, é frequentemente iniciada em homens com aumento do antígeno prostático específico, depois da realização de terapia primária.

Após a terapia de privação androgênica, o próximo estado clínico mais frequente no atual modelo de progressão da doença é o câncer de próstata resistente à castração. Homens com este quadro podem ter doença metastática ou não-metastática.