Ao Vivo

Campanha incentiva envio de cartinhas (por e-mail) para idosos isolados em abrigos

12/05/2020 às 09:02.

 

Com o objetivo de levar aos idosos uma palavra amiga, carinho e conforto psicológico, o governo de São Paulo lançou uma campanha que estimula o envio de cartinhas a idosos isolados em abrigos, sob quarentena.

A atitude aproxima, mesmo que simbolicamente, amigos e familiares dessas pessoas que estão ainda mais isoladas do que a população em geral, uma vez que eles constituem o principal grupo de risco da Covid-19.

Batizada de “Um gesto de carinho para ninguém ficar sozinho”, a campanha é fruto de uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Social junto ao Conselho Estadual do Idoso e o Ministério Público de São Paulo.

campanha incentiva envio cartas para idosos isolados abrigos sp
Foto: Lar Bom Samaritano/Divulgação

A campanha está ativa desde que as visitas aos abrigos foram suspensas, visando proteger os 18.657 idosos acolhidos.

No site da Secretaria, você encontra a lista dos 576 abrigos de São Paulo para você enviar a sua mensagem de carinho para eles ❤️❤️❤️

campanha incentiva envio cartas para idosos isolados abrigos sp
Exemplo de cartinha enviada para um abrigo. Foto: Lar Bom Samaritano/Divulgação

“Muitas dessas pessoas têm vínculo familiar parcialmente rompido ou interrompido, ou foram vítimas de violência. O objetivo da campanha é minimizar a distância durante o período de isolamento social, entregando a todos os idosos uma palavra amiga, um gesto de carinho e conforto psicológico.

Enviar uma cartinha ou doar máscaras feitas especialmente para eles é mais do que um ato genuíno de amor, é uma atitude fundamental na proteção e prevenção diante dessa pandemia”, explica Célia Parnes, Secretária de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

campanha incentiva envio cartas para idosos isolados abrigos sp
Foto: Lar Bom Samaritano/Divulgação

Girlene Lisboa, gestora do Lar Bom Samaritano de Botucatu (SP), conta que os idosos que receberam a cartinha “tiveram um momento de alegria e satisfação“. Certamente, eles vão se lembrar para sempre!

“Uma ação como essa que visa, realmente, o amor ao próximo num momento como esse que estamos vivendo, surge como conforto, consolo e, o sentimento dos idosos estarem sendo valorizados como seres humanos independente da fase da vida que estão vivendo”.

Via: Razões Para Acreditar