Café pode fazer bem pra sua saúde e dieta; Entenda

14/09/2017 às 09:03.

A sua xícara de café diária é capaz de te deixar mais desperta, reduzir a fatiga, melhorar a memória, prevenir a depressão, acelerar o metabolismo e muito mais. Confira!

Uma das bebidas mais populares do mundo, o café é consumido em quase todos os países do mundo, e um dos melhores grãos estão aqui, no nosso País. No Brasil, se bebe cerca de 173 bilhões de xícaras de café por ano.

Pra mulher, a bebida tem muitos benefícios porque contém vitamina B, lipídios, aminoácidos e uma grande variedade de minerais, como potássio e cálcio, além da cafeína, que ajuda na concentração.

De acordo com médico nutrólogo Hewdy Lobo, de São Paulo, o café pode contribuir com o aumento do metabolismo da mulher, o que facilita o emagrecimento. Ah, isso só vale pro café sem açúcar, ok?

“O café contribui com a saciedade e funciona como substituto de doces e sobremesas”, explica. “Também é um estimulante e aumenta a disposição durante o dia. Alguns pacientes relatam redução de dores após a ingestão do liquido, que tem um potencial analgésico até pra dores crônicas”, explica.

Já a empresária Liana Baggio Ometto, que pesquisa sobre o café há alguns anos, aponta que um cafezinho pela manhã é capaz de operar milagres. “Nos sentimos mais dispostas, bem humoradas e prontas pra enfrentar qualquer desafio que apareça”, opina.

Segundo um estudo publicado pela Harvard School of Public Health, mulheres que tomam até seis xícaras pequenas de café diariamente têm 20% menos chance de desenvolver depressão ao longo da vida. Demais, né?

“Normalmente, somos duas vezes mais propensas a sofrer desse problema do que os homens. O coração também fica protegido e saudável, ficamos mais resistentes aos cânceres de pele e de útero, por ser uma grande fonte de antioxidantes, e não deixa de ser amigo da boa forma”, lembra.

Segundo o PhD David Levitsky, da Cornell University nos EUA, a cafeína age no estômago e no duodeno fazendo com que a digestão seja mais lenta e o metabolismo mais acelerado, assim é possível engordar menos com a mesma refeição. Além disso, o café tem pouquíssimas calorias e, como eleva a taxa metabólica em 11%, ainda ajuda a queimar calorias.

Via: Revista Glamour