Ao Vivo

Cães que nunca viram a luz do sol serão resgatados na sexta-feira

11/10/2017 às 14:39.

Os 17 cães que permanecem em estado de abandono em um sítio de Jacupiranga, no Vale do Ribeira, interior de São Paulo, serão resgatados na próxima sexta-feira (13). Três canis estão sendo construídos para receber os animais, que serão divididos em grupos e passarão por exames e cuidados veterinários.

Na última semana, cinco cachorros já haviam sido retirados da propriedade, em razão das condições precárias de cuidados e higiene. O local é monitorado desde 2015, quando ali viviam mais de 50 cães, também em situação crítica, segundo informações do Grupo de Proteção aos Animais do Vale do Ribeira (GPA).

Segundo a presidente da entidade Marcia Colla, a operação de retirada levará o dia inteiro. “Teremos cuidado, pois eles estão divididos. Dois estão em um quarto fechado, seis na cozinha e em outro quarto e todos os demais estão na área externa. Eles não podem se misturar, pois agem como matilha”, explica.

 Animais são localizados abandonados em propriedade em Jacupiranga, SP (Foto: Divulgação/GPA)

Animais são localizados abandonados em propriedade em Jacupiranga, SP (Foto: Divulgação/GPA)

Marcia explica que o proprietários dos animais, que tem 70 anos e está com câncer, internado em uma entidade de assistência na cidade, deverá acompanhar o resgate. “É uma ajuda para todos. Para todos os cachorros e para este homem, que está muito doente. Ele ainda vai visitá-los lá no GPA”, garantiu.

Médicos veterinários vão acompanhar todo o processo, que terá o apoio da Polícia Militar Ambiental. Cada cachorro será colocado em um compartimento separado e passará por exames antes de ser levado para os canis. “Muitos estão doentes, mas não temos casos graves dessa vez”, afirmou a presidente da entidade.

O GPA precisa de doações de rações para poder alimentar os animais e de telhas para terminar as obras dos três canis que foram construídos no último fim de semana para receber esses animais. “Também estamos colhendo doações para esse senhor, que precisa de materiais de higiene, vestuário e roupas de cama”.

Segundo o GPA, alguns ainda cães não viram a luz do dia (Foto: Divulgação/GPA)

Segundo o GPA, alguns ainda cães não viram a luz do dia (Foto: Divulgação/GPA)

Via: G1