Ao Vivo

Brinco de hormônio pode ser novo tipo de anticoncepcional

19/07/2019 às 08:35.
brinco contraceptivo orelha 0419 1400x800
Mark Prausnitz/ Georgia Tech

Que tal vestir seu contraceptivo em vez tomar pílula ou usar métodos invasivos? A ideia parece ótima e pode estar próxima de se transformar em uma realidade: pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos EUA, desenvolveram um brinco que pode ser usado como anticoncepcional.

Como funciona o brinco contraceptivo

brinco contraceptivo close 0418 1400x800
Mark Prausnitz/ Georgia Tech

O brinco que pode ser usado como anticoncepcional segue o mesmo princípio dos contraceptivos transdérmicos, como os adesivos. Em contato com a pele, ele libera o hormônio levonorgestrel, usado para prevenir a gravidez depois da relação sexual desprotegida.

Não é o brinco em si que abriga o hormônio, mas sim o acessório fixado a ele. Portanto, se você não tem o hábito de usar a joia, pode tirar os mesmos benefícios por meio de peças como anéis, colares e relógios de pulso.

brinco contraceptivo relogio 0419 1400x800
Mark Prausnitz/ Georgia Tech

E não se preocupe em tirar a joia na hora de dormir. Os testes realizados com as peças mostraram que a aplicação do adesivo por 16 horas e sua retirada por 8 horas (tempo médio de sono) não baixou os limites necessários para que o hormônio permanecesse efetivo. Os resultados foram publicados no Journal of Controlled Release.

 brinco contraceptivo colar 0419 1400x800Mark Prausnitz/ Georgia Tech

Vale ressaltar, no entanto, que o brinco contraceptivo ainda está em fase de testes e o método ainda precisa de mais pesquisas para que sua eficácia seja garantida.

Via: Vix