Ao Vivo

Brasileira se torna 1ª modelo do mundo com microcefalia: “Ela se transforma no estúdio”

23/02/2017 às 08:37.

ana victoria modelo 0217 400x800

Modelo com microcefalia: como começou a carreira?

ana victoria modelo 0217 400x800 2

De acordo com Viviane, sua filha sempre gostou de se vestir bem, dançar e se apresentar para as pessoas, mas nunca imaginou que ela pudesse se tornar modelo um dia.

As fotos foram levadas para a agência de modelos e, em poucos dias, Ana Victória estava fotografando seu primeiro book profissional.

“Foram as primeiras fotos dela, estava com pouca maquiagem, colocou salto apenas para fotografar, mas ela se soltou completamente”, relembra Viviane.

Melhora no desenvolvimento mental

ana victoria modelo 0217 400x1000

Por causa de microcefalia, Ana Victória tem atraso cognitivo de seis a sete anos, mas, segundo sua mãe, esta diferença para a idade real está diminuindo por causa do estímulo que o trabalho como modelo tem proporcionada a ela.

“Ela se colocou mesmo no papel de modelo durante as fotos e as coisas foram acontecendo rapidamente. Hoje ela fez sobrancelha pela primeira vez, tirou o buço, depilou a perna ecomeçou a treinar a caminhada com salto alto”, explica a mãe da jovem.

A expectativa agora é que empresas comecem a chamar Ana Victória para fazer campanhas publicitárias de moda.

“Ela se transforma em outra pessoa quando chega ao estúdio. Acredito que seja uma forma de ela expressar que está fazendo o que quer e o que gosta. Tem ajudado muito no desenvolvimento dela”, comemora Viviane.

Ainda de acordo com a mãe, Victória está mais calma e concentrada. “O trabalho está estimulando e a ajudando na parte comportamental e de desenvolvimento.”

Filhas com microcefalia

ana victoria modelo 0217 400x1750

“Eu acreditava que o preconceito ia acabar com os anos, mas ele vai evoluindo. Pessoas já disseram que eu estava mentindo sobre Victória ter microcefalia, porque não aceitavam que uma pessoa com deficiência pudesse ser modelo”, explica.

Contudo, Viviane diz, com orgulho, que se posiciona diante das filhas como um escudo e que o medo do preconceito ficou no passado.

ana victoria modelo 0217 400x1800

Para Viviane, ver a filha vencer é uma realização como mãe e ela pretende mostrar que ninguém deve nunca se prender a um diagnóstico no papel.

ana victoria modelo 0217 400x1800 2

ana victoria modelo 0217 400x1900

 Via: VIX