Ao Vivo

Brasil tem santuário de elefantes: famosos chamam atenção para lindo trabalho feito

16/08/2019 às 09:54.

No Instagram, Giovanna Ewbank está compartilhando todos os detalhes de sua nova aventura: uma viagem para o Santuário de Elefantes Brasil. O lugar, que fica em uma fazenda no estado de Mato Grosso, a 40 km do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, gerou curiosidade.

O que faz o santuário de elefantes

O santuário, que sobrevive por meio de doações, abriga e resgata elefantes que estavam em cativeiro, como em circos. São recebidos animais de toda a América Latina e, eventualmente, de outros continentes.

Como os animais passaram a vida toda presos, não estão adaptados à vida selvagem. Muitos estão doentes, psicologicamente e fisicamente, e não possuem laços familiares, essenciais para a sobrevivência na natureza. Por isso, precisam viver em ambientes controlados.

View this post on Instagram

Que felicidade!!! QUANTO AMOR EM UM SÓ LUGAR!!! 💕Finalmente consegui um espaço na minha agenda, e a convite da minha amada @Amarula_brasil vim visitar um lugar MUITO ESPECIAL: o Santuário de @elefantesbrasil 💕 Como eu já falei algumas vezes e vocês já sabem, a Amarula é parceira do Santuário no Brasil e na América do Sul, ajudando a resgatar e preservar os elefantes que estão por aqui. Não sei se vocês têm noção, mas a cada 15 MINUTOS, um elefante morre no mundo vítima de maus-tratos e da caça ilegal de marfim. ISSO É MUITO ABSURDO, difícil acreditar né? Pensem que se continuar assim, daqui a 20 anos eles podem não existir mais 🙁 Por isso precisamos cada vez mais de vcs meus amores, pra que possamos resgatar e cuidar desses animais!!! Mostrei parte dessa visita ao Santuário lá nos meus stories, e conto como vocês podem tbm podem ajudar a salvá-los!!! Vamos nessa??? Vocês me ajudam???🐘💕#amarula #santuariodeelefantes #elefantes

A post shared by Giovanna Ewbank (@gio_ewbank) on

O conceito do santuário é permitir que os animais aproveitem, ainda que confinados, uma vida mais próxima possível do que seria normal para a espécie. O cativeiro do lugar é bem diferente do de um circo, por exemplo — os elefantes vivem livres, em uma grande propriedade cercada de natureza.

Eles vão atrás do próprio alimento, como grama e frutas, mas também ingerem vegetais, grãos e outros suplementos prescritos pelos veterinários.

O santuário, que faz parte de uma organização sem fins lucrativos, conta com diversos profissionais especializados que atuam na reabilitação dos animais.

Giovanna Ewbank faz apelo para ajudar santuário

Em uma postagem no Instagram, a atriz falou sobre a alta taxa de morte dos animais e a possibilidade de extinção: “Não sei se vocês têm noção, mas a cada 15 MINUTOS, um elefante morre no mundo vítima de maus-tratos e da caça ilegal de marfim. ISSO É MUITO ABSURDO, difícil acreditar né? Pensem que se continuar assim, daqui a 20 anos eles podem não existir mais :(“

“Por isso precisamos cada vez mais de vcs meus amores, pra que possamos resgatar e cuidar desses animais!!!”, disse a atriz, pedindo contribuições para o santuário.

O mesmo apelo foi feito pelo irmão de Giovanna, Gian Luca: “Hoje é dia do Elefante! Sempre me envolvi em projetos que lutam pela vida e proteção desses gigantes e amorosos animais…não é de hoje o meu amor por eles! Elefantes são empáticos, companheiros, amorosos e com características muito similares às dos seres humanos, são animais maravilhosos! O Dia Mundial dos Elefantes existe para lembrar a importância de protegermos a espécie”.

Em sua página do Instagram, a organização disponibiliza informações para quem quiser contribuir.

Via: Vix