Ao Vivo

Bolsonaro apresenta nítida melhora, mas segue internado na UTI

10/09/2018 às 08:44.

Em novo boletim médico do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), divulgado na manhã deste domingo (9), os médicos afirmam que o quadro de saúde é estável e que Bolsonaro tem “nítida melhora clínica e laboratorial, sem nenhuma evidência de infecção”. O candidato está há 48 horas na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, depois de ter sido esfaqueado durante um ato de campanha em Juiz de Fora (MG) na quinta-feira (6).

“O quadro abdominal apresentou melhora nas últimas 24 horas e o paciente persiste em cuidados intensivos e com progresso do tempo de permanência fora de leito e caminhada”, diz o boletim, assinado pelo cirurgião Antônio Luiz Macedo, o clínico e cardiologista Leandro Echenique e o diretor superintendente do hospital, Miguel Cendoroglo.

O boletim médico da noite passada já trazia avanços na recuperação de Bolsonaro. Ele passou 30 minutos sentado em uma poltrona e caminhou durante 5 minutos com a ajuda de um médico, um fisioterapeuta e uma enfermeira.

Segundo a equipe do hospital, os exercícios são importantes para “reduzir os riscos de trombose, complicações pulmonares e acelerar a recuperação do funcionamento do intestino”. O tempo que Bolsonaro passará sentado e caminhando, de acordo com os médicos, “será gradativamente aumentado nos próximos dias, conforme tolerância do paciente às atividades”.

O boletim deste domingo afirma ainda que Jair Bolsonaro continua em “jejum oral, recebendo nutrientes por via endovenosa”.