Benefícios de 8 alimentos em que Paolla apostou para emagrecer e ganhar músculos

17/08/2017 às 12:39.

Estevam Avellar / Tv Globo

 

Viver na pele de uma lutadora de MMA, na novela “A Força do Querer” (TV Globo), tem feito Paolla Oliveira mudar bastante a dieta e treino, a fim de conquistar o corpo seco e musculoso de sua personagem, Jeiza.

Dentre os segredos da transformação, estão 8 alimentos funcionais que foram incluídos na dieta da atriz pela nutricionista Patricia Davidson Haiat, do Rio de Janeiro. Confira a seguir os benefícios de cada um:

 

Abacate

 

Já foi um dos alimentos mais recriminados por quem faz dieta, por ser rico em calorias e gordura. Mas não se engane: de vilão, ele não tem nada. O alto teor calórico condiz com o alto valor nutricional da fruta. O abacate é repleto de gorduras boas, vitaminas e fibras e possui pouco carboidrato. Tudo isso fornece muita energia e saciedade ao organismo e benefícios como a redução do risco de doenças cardiovasculares.

 

Óleo de coco

 

Embora seus benefícios sejam motivo de controvérsia entre profissionais da saúde – há quem condene o uso do óleo de coco -, muitas nutricionistas ainda recomendam o seu consumo. Mas, claro, com parcimônia. Há indícios de que ele regula o nível de triglicérides e colesterol ruim no corpo. Além disso, o óleo de coco é uma ótima fonte de energia para treinar mais e melhor.

 

Canela

 

A especiaria é ótima para substituir o açúcar em receitas e até no café. Com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, a canela ajuda a emagrecer e a controlar a diabetes. Ela é rica em vitamina A, vitaminas do complexo B, magnésio, zinco, iodo e flavonoides, que atuam como antioxidantes e impedem a formação de placas nas paredes arteriais.

 

Chá de hibisco

 

A bebida feita a partir das pétalas da flor Hibiscus Sabdariffa, é diurética, calmante e digestiva. Também tem ação antioxidante. Mas, cuidado: alguns grupos de pessoas podem ter efeitos colaterais reversos com o chá de hibisco, como gestantes, mulheres que querem engravidar e quem tem pressão baixa.

 

Chá verde e chá branco

 

São feitos a partir da mesma planta, a Camellia sinensis. O que difere cada um deles são condições de cultivo, coleta, preparo e acondicionamento das folhas. O chá branco é a infusão de chá com folhas jovens que não sofreram efeitos de oxidação; o chá verde deriva de pouca oxidação durante o processamento (levemente fermentado). A erva é rica em substancias antioxidantes, cafeína, vitaminas e minerais. Estudos sugerem que pode auxiliar na prevenção do câncer, na queima de gorduras, na redução das taxas de LDL (colesterol ruim) e no controle do diabetes tipo 2, além de ter efeito antienvelhecimento.

 

Gengibre

 

Fonte de vitaminas e minerais, rico em vitamina B, cobre, magnésio e potássio. Além disso, o gengibre acelera o metabolismo por ser altamente termogênico (que produz calor) e, com isso, impulsiona o organismo a queimar as gordurinhas mais rápido. Também é ótimo para a imunidade.

 

Cúrcuma (ou açafrão)

 

É um dos temperos com mais propriedades benéficas para o organismo. Quem procura mais saúde ou rendimento no esporte pode se dar muito bem incluindo-o no cardápio. Isso porque a cúrcuma ajuda na limpeza do organismo graças à curcumina, substância anti-inflamatória responsável pela eliminação de toxinas que podem causar gases ou inchaço. Também pode servir de remédio natural, por combater desde um simples resfriado a dores crônicas, já que tem propriedades analgésica, antibacteriana, antioxidante, antialérgica e antiespasmódica. Boa opção para a recuperação muscular.

 

Perda de peso saudável

 

Vale ressaltar que nenhum desses ingredientes faz milagre e nem deve ser consumido em excesso. Eles apenas potencializam o resultado de um esforço multifatorial, que engloba alimentação equilibrada, exercícios físicos, com supervisão de profissionais da saúde.

 

Fonte: Vix