Bebê suar muito enquanto dorme pode ser bom sinal: indica sono de mais qualidade

29/08/2019 às 08:50.
bebe sono dormir 0519 1400x800
Mariia Golovianko/shutterstock

Se no meio da noite você foi verificar o sono do seu bebê e percebeu que ele está todo molhado de suor, não se desespere: a transpiração aparentemente excessiva nem sempre indica febre ou qualquer outro problema de saúde. O sinal, aliás, pode ter um significado bastante positivo.

Bebê transpira muito durante o sono

quarto bebe berco 1016 1400x800
FamVeld/istock

O suor do bebê durante à noite normalmente significa que ele passou pela fase do sono profundo, explica o pediatra Reginaldo Freire, em seu perfil no Instagram. Assim como ocorre com adultos, esta fase é marcada pela transpiração, que pode ser mais ou menos intensa, de acordo com o indivíduo.

Além do suor, o bebê nesta fase do sono apresenta respiração mais lenta, relaxamento muscular e aparência tranquila. Ou seja, nada de anormal está acontecendo. E melhor: a transpiração durante a noite é positiva porque mostra que a criança teve um sono reparador e estará cheia de energia no dia seguinte.

berco bebe mae 1116 1400x800
Artfoliophoto/istock

Ainda que a transpiração noturna seja considerada normal e saudável durante o sono, vale descartar ainda a possibilidade de superaquecimento.

De acordo com o médico, depois de meia hora que o bebê dormiu, verifique se suas orelhinhas estão vermelhas e quentes e se a nuca está muito molhada. Se os sinais estão presentes, procure trocar a roupinha da criança por peças mais leves.

View this post on Instagram

Seu filho ACORDA BANHADO EM SUOR e você tem a certeza de que ele não saiu correndo uma maratona por aí durante a noite. Nada parece diminuir essa suadeira, nem o ar condicionado no modo Polo Norte. O seu bebê ainda vai acordar molhado do mesmo jeito. Será que existe explicação para esse suor todo enquanto ele dorme? 😊 . A primeira causa a ser descartada, obviamente, é o superaquecimento. Exagerar nas roupas pode provocar calor e levar o seu filho a suar exageradamente, mesmo no ar condicionado. Quer uma DICA? 30 MINUTOS, logo depois dele ter dormido, verifique duas coisas: as orelhinhas se estão vermelhas e quentes e se a nuca já está molhadinha. Caso esses sinais estejam presentes, usar apenas uma roupinha leve. . Tendo certeza de que o suor não está sendo provocado por calor, o seu bebê “ensopado” no meio da noite é apenas um sinal de que ele passou pela fase de SONO PROFUNDO (a fase 3 do sono N-REM). Nessa fase se costuma transpirar, sem que NADA DE ANORMAL esteja acontecendo, independente da temperatura ambiente. Até os adultos passam por isso; alguns de forma mais intensa que os outros. É fácil perceber quando o bebê está nessa fase do sono: a respiração é mais lenta, o rostinho fica bem tranquilo e os músculos relaxam. Acordar suadinho mostra que seu bebê teve um momento de sono reparador, mesmo que o seu não tenha sido também. Tá explicada a energia durante o dia? 😅 . OBS: Tudo bem se o seu bebê não acorda assim, tá? . “E fora do sono, @omeupediatra?” Os bebês, geralmente, não nascem com as glândulas do suor ativas. Elas vem a funcionar ao longo do tempo, começando pela cabeça até chegar às extremidades. Isso fica bem fácil de perceber durante as mamadas ao longo dos meses. Mamar exige uma boa dose de esforço por parte dos pequenos para coordenar os movimentos para sugar-engolir-respirar. Como os bebês ainda tem o controle térmico imaturo, também transpiram muito aos pequenos esforços. Sem falar naqueles que são transpiradores natos. . Quando se preocupar e procurar ajuda: quando além do suor aumentado, a criança apresente dificuldade para respirar, fique com os lábios roxinhos e ganhe peso inadequadamente.💜 . #ompsuor #ompsono #omeupediatra #maternidade

A post shared by Reginaldo Freire • Pediatra (@omeupediatra) on

Via: Vix