Barba deixa a pele mais bonita e o homem mais saudável

04/09/2017 às 13:05.
homem barbudo 400x800 0817

SFIO CRACHO/SHUTTERSTOCK

Pode deixar a barba crescer, sim, e é a Ciência que está dizendo. Tudo porque, além das questões estéticas, os pelos no rosto ajudam a evitar alergias, tosse e ainda servem como protetor solar natural.

Benefícios da barba: o que diz a Ciência

 

homem barba jaqueta 0817 400x800

GUASOR/ISTOCK

 

Estudo da Universidade de Queensland mostrou que a parte do rosto coberta por barba e bigode tem, em média, três vezes menos exposição ao sol do que as áreas lisas.

Para chegar à conclusão, os cientistas colocaram manequins ao sol. Metade deles tinha uma “Barba de pau” – espécie de planta que se apoia em outras para viver – e a outra metade ficou sem nenhuma proteção.

 

barba estilos homem 0816 400x800

A pesquisa concluiu que a barba serve como um protetor solar natural para a pele do rosto, garantindo de 90 a 95% de bloqueio dos raios UV (dependendo do comprimento do pelo).
barba homem cabelo 0817 400x800

Se você deixar o bigode ganhar vida, também terá muitas vantagens (e, ainda, não somos nós que estamos dizendo).

Isso porque os pesquisadores descobriram que quem tem asma ou alergia por cheiros (como de pólen) ou poeira pode se beneficiar do contato dos pelos, que servem como uma espécie de filtro destes elementos, com a área nasal. Mas essa vantagem, é claro, depende do tamanho do bigode.

Ele também recomenda que seja feita a limpeza do bigode adequadamente, pois, do contrário, ostentar os pelos entre o nariz e a boca pode ter o efeito contrário.

Os pelos que crescem no pescoço e no queixo ajudariam até a evitar tosse: como o cabelo é um isolador que mantém uma área quente, as barbas longas e cheias podem servir para equilibrar a temperatura na região em dias mais gelados.

Se não bastassem todos esses motivos para não fazer a barba, os cientistas sugeriram mais um: deixar os pelos no rosto retém a água com que se limpa a pele, mantendo, de alguma forma, essa área mais hidratada.

Fonte: Vix