Ao Vivo

Banho todo dia? Pediatras falam sobre frequência de banho após Mila Kunis dizer que só lava os filhos quando “vê sujeira”

04/08/2021 às 13:00.

A declaração do casal Hollywood, Mila Kunis e Ashton Kutcher causou nas redes sociais. Eles revelaram que só dão banho nos filhos quando “veem sujeira”. E insistiram que “não há sentido” em colocar a filha Wyatt, 6 anos, e o filho Dimitri, 4, na banheira, a menos que precisem. 

Mila contou em uma entrevista que na Ucrânia, onde nasceu, não tinha água quente, então não tomava muito banho. E que quando teve os optou por essa linha.

Mas e o que dizem os especialistas? Pode ficar sem tomar banho todo dia? 

A Academia Americana de Dermatologia (AAD) afirma que crianças entre 6 e 11 anos só precisam tomar banho “uma ou duas vezes” por semana, embora lavá-las mais não faça mal. Mas, a rotina do banho, pode mudar de uma cultura para a outra.  

No caso do Brasil, a orientação é de banhos diários. Como explica o pediatra Luiz Renato Valerio, do Hospital Pequeno Príncipe. 

“É necessário ter hábitos diários de higiene. Os pequenos estão explorando o mundo constantemente e acabam se sujando durante as brincadeiras. O banho deve ser todo dia, assim como as trocas das roupas. Lavar a criança evita diversas doenças.” ressalta o pediatra. 

Em entrevista a Revista Crescer, o pediatra Tadeu Fernando Fernandes, do Departamento de Cuidados Primários da Sociedade de Pediatria de São Paulo (PSP), segue na mesma linha de raciocínio:  

“Bons hábitos de higiene como tomar banho, lavar as mãos, escovar os dentes são fundamentais para educação e para a saúde. O banho serve para eliminar microrganismos que vão se acumulando na secreção sebácea fisiológica da pele, eliminar bactérias que se acumulam nas dobras como axilas por exemplo, que são fermentadoras e produzem odor pela fermentação. Os cabelos lavados e penteados evitam doenças como a pediculose (piolhos)”, disse.  

Outra vantagem do banho, é para o sono. Pediatras dizem que as crianças tendem a relaxar com o banho, dormir melhor.

Dias Frios

No inverno, fica mais difícil para dar banho nas crianças. Os pediatras dizem que até dá para pular um dia de muito frio, mas que ainda é possível vencer o frio. 

“Dá para aquecer o ambiente e até deixar a criança com uma peça de roupa no início do banho, lavando primeiro o rosto e o tronco e depois as genitais”, orienta o pediatra Luiz Renato Valério. 

Por Alexandra Fernandes