Aulas da rede estadual já têm data para começar em 2019; veja o calendário

05/11/2018 às 12:01. Comente esta notícia!

O ano letivo em 2019 começará no dia 14 de fevereiro para um milhão de alunos da rede estadual de ensino do Paraná — quase três semanas antes do carnaval. A data foi divulgada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), que liberou nesta quinta-feira (1°.) o calendário escolar do próximo ano.

Apesar de as aulas começarem na primeira quinzena do mês de fevereiro, os cerca de 100 mil professores e profissionais da área retornam ao trabalho uma semana mais cedo, no dia 7, quando está programada o início da Semana Pedagógica.

As aulas do primeiro semestre vão se estender até o dia 12 de julho, quando os alunos terão duas de semana de recesso para descansar, retornando às salas de aula no dia 30 do mesmo mês. Já o segundo semestre está previsto para ser concluído no dia 19 de dezembro.

O calendário escolar prevê ainda 10 feriados ao longo do ano — embora apenas seis caiam em dias de semana: Carnaval (5 de março), Sexta-Feira Santa (19 de abril), Dia do Trabalho (1º. de Maio), Corpus Christis (20 de junho), Dia do Professor (15 de outubro) e Proclamação da República (15 de novembro).

Pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o ano letivo deve ter, no mínimo, 200 dias com 800 horas de aula distribuídas. Além disso, por causa dos feriados municipais, os Núcleos Regionais de Educação ainda farão adaptações necessárias ao calendário.