Ao Vivo

As 8+: conheça Matheus Fernandes, dono do hit ‘Baby me Atende’

13/08/2021 às 13:00.

“Oh baby, me atende! Aí que vontade de tacar meu celular na parede.” Os versos estão na voz da galera e entre as 8+ da 98FM. O hit ‘Baby me Atende’ é uma das músicas mais pedidas na programação da 98FM.  

O dono do sucesso é Matheus Fernandes. O cearense tem 29 anos de idade e quase uma década de estrada. Ele é considerado uma das grandes apostas do forró, combinando ritmos como sertanejo, piseiro e batidas eletrônicas.  

Conheça o cantor Matheus Fernandes 

Nascido em Fortaleza, em 1992, Matheus Fernandes trabalhava com marketing político. Aos 19 anos ganhou de presente um violão para acompanhar as cantorias que fazia com os amigos. 

Interessado, ele resolveu aprender a tocar o instrumento. Da dedicação surgiu sua primeira canção, ‘Mete Ficha’, em 2011.  A partir daí, ele investiu na carreira de compositor.

São mais de 50 músicas próprias gravadas por artistas como Jorge & Mateus, Wesley Safadão, Xand Avião, Inimigos da HP, Humberto & Ronaldo, Cristiano Araújo, entre outros.  

O grande salto da carreira veio em 2019, quando Matheus lançou ‘Sonâmbulo’, gravada com Léo Santana. A canção viralizou no TikTok, se tornou o hit do carnaval de 2020, e abriu espaço para que ele quebrasse barreiras de estourasse em todo o país. 

E neste ano, Matheus Fernandes lançou seu primeiro projeto audiovisual com uma grande gravadora: Matheus Fernandes – Na Praia. Gravado ao vivo na Praia do Futuro, em Fortaleza, o projeto conta com 21 faixas entre canções inéditas, autorais e regravações.  

A primeira parte do trabalho chegou às plataformas de streaming em julho de 2021, trazendo as participações de artistas como Dilsinho, Menos É Mais, Parangolé e MC Kekel.  

Baby, Me Atende: a música que virou hit 

Grande parte do sucesso do álbum deve-se à canção ‘Baby, Me Atende’. Gravada ao lado de Dilsinho a faixa alcançou o topo das paradas e conquistou o primeiro lugar nas rádios brasileiras. 

Matheus Fernandes e Dilsinho emplacaram ‘Baby Me Atende’, 1º single do novo projeto do cantor cearense de 29 anos — Foto: Divulgação/Nara Fassi

Já o videoclipe ultrapassou a marca de 110 milhões de visualizações no YouTube, tornando Matheus Fernandes um dos maiores nomes da música popular atualmente.  

O que muita gente não sabe, é que o hit foi composto, literalmente, da noite para o dia. Isso porque, depois de convidar Dilsinho para uma parceria, o músico ainda não tinha uma faixa pronta. 

Como Dilsinho insistiu em ouvir a música antes da gravação, Matheus se reuniu com Rodrigo Reys e Igor Costa, compositores e amigos. Juntos, eles compuseram a faixa na madrugada anterior à gravação do álbum. 

“Queria que o Dilsinho cantasse algo fora da caixa, fora do que ele está acostumado a cantar. Queria uma coisa meio sensual, porque sei que a voz dele tem essa pegada no timbre, na forma como ele canta”, diz Matheus Fernandes em entrevista ao G1. 

A música é como uma história que começa mais falada do que cantada. Matheus já tinha tido essa ideia para outra composição, que acabou não virando.

Em “Baby”, esse é um dos fatores que chamam atenção, além da mistura de cuíca e cavaco com elementos do forró de teclado, tão em alta no Brasil atualmente. 

Por Alexandra Fernandes com informações G1