Se forem aprovadas, 13 novas imagens podem chegar não só a iOS, mas também a Android e Windows.
A Apple quer incluir novos emojis, aqueles desenhos animados usados em aplicativos de mensagem, que representem deficientes físicos. Apesar de a empresa ser a fabricante de iPhones, essas imagem têm o potencial de chegar também a aparelhos que rodem outros sistemas, como Android (Google) e Windows (Microsoft).
A empresa fez a proposta de inclusão para a Unicode Consortium, a organização responsável pela padronização gráfica para o setor de tecnologia. É ela que define a lista de novos caracteres a serem incluídos em serviços conectados, como aplicativos e softwares. Isso inclui emojis, números e outros novos símbolos gráficos.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/n/s/bMVsXITOeweG2H5CcHfA/apple-accessible-emoji-proposed-2018-emojipedia.jpg)
Emojis que retratam universo de deficientes físicos sugeridos pela Apple. (Foto: Divulgação/Unicode)
A Apple sugeriu a inclusão de 13 novos emojis:
- um cão-guia;
- homem e mulher caminhando com uma bengala;
- homem e mulher sinalizando que são surdos;
- uma orelha com aparelho auditivo;
- homem e mulher em cadeiras de rodas;
- homem e mulher em cadeiras de rodas motorizadas;
- uma prótese de braço;
- uma prótese de perna;
- um cão de serviço.
“Atualmente, há uma grande gama de opções de emojis, mas que não representem as experiências daqueles com deficiência”, escreveu a Apple em sua proposta.
“Diversificar as opções disponíveis ajuda a preencher uma lacuna significativa e provê uma experiência mais inclusiva para todos.”
Quando chega?
Essas imagens, no entanto, não devem ser liberadas junto com a nova leva de 157 emojis que chegam a smartphones neste ano.
A próxima reunião da Unicode Consortium ocorrerá em abril em San José, na Califórnia. Nela, os executivos de várias empresas de tecnologia discutirão os novos emojis e caracteres a serem incluídos no próximo pacote, o que só deve ocorrer em 2019.
Via: G1