App inédito avisa a hora certa de trocar o óleo ou fazer reparos no carro

26/11/2018 às 08:26. Comente esta notícia!

AutoCard permite ao motorista gerenciar e controlar as revisões e manutenções pelo celular, além de exibir o histórico de serviços do veículo

De linguagem simples e fácil navegação, o aplicativo oferece ao cliente total autonomia na gestão de seu carro | DPaschoal / Divulgação

Sabe aquele monte de notas fiscais, comprovantes de serviços e termos de garantia que se acumulam no porta-luvas do carro, resultado das inúmeras revisões básicas, trocas de bateria e das partilhas de freio, entre outros demandas?

Junte tudo isso e coloque dentro de um web aplicativo, que gerencia pela tela do celular o histórico de serviços realizados, controla as garantias vigentes e ainda alerta sobre as manutenções necessárias.

O fim da pilha de papel dividindo espaço com o manual do proprietário atende pelo nome de AutoCard. Trata-se de uma inédita ferramenta online no setor automotivo, que acaba de ser lançada no mercado brasileiro.

Idealizada pela DPaschoal, tradicional empresa do ramo de peças e serviços, com mais de 160 lojas espalhadas pelo país, a plataforma digital facilita a vida dos motoristas com os cuidados de seus veículos.

O web aplicativo tem uma linguagem simples e de fácil navegação – ele roda direto no browser, sem a necessidade de baixar no smartphone .

“O AutoCard dá ao motorista a autonomia na gestão do carro pelo celular, com acesso às informações de laudo e previsibilidade das manutenções futuras, até então exclusivas dos centros automotivos”, salienta Robledo de Andrade e Castro, diretor de Negócios, Tecnologia e Inovação da DPaschoal.

Para calcular as próximas revisões, a tecnologia se baseia em algoritmos próprios criados a partir da experiência de 69 anos da empresa no segmento, somada aos hábitos de direção do cliente, como tráfego em asfalto ou terra e o tamanho de percurso diário.

O AutoCard está disponível, por enquanto, apenas para automóveis. Mas o diretor adianta que já está em estudo estender para caminhões leves e pesados. “Motos ainda não, mas é algo a se pensar”.

Segundo Robledo, a maioria dos motoristas esquece de verificar no hodômetro se está na hora de uma simples troca de óleo ou de uma nova revisão. Também não sabem exatamente quais as peças que precisam, realmente, de troca.

“A plataforma alerta quando chega o momento de fazer uma nova revisão ou de verificar pneus e efetuar reparos de peças”, destaca.

Ele cita o exemplo da garantia para balanceamento e alinhamento, que é de seis meses na DPaschoal. “O motorista poderá fazer um novo serviço gratuitamente dentro do prazo por que será avisado quando a garantia irá vencer.”

COMO OBTER O AUTOCARD

Para obter a ferramenta digital, o motorista precisa ir a uma loja DPaschoal e realizar gratuitamente uma revisão de segurança, que demora de 20 a 40 minutos. Ela é necessária para que os dados do automóvel e também do motorista possam ser inseridos no sistema.

O cliente, então, recebe um SMS ou um cartão com o QR Code para acessar o web aplicativo e começar a gerenciar a ‘saúde’ do veículo.

Após cadastrado, caso o proprietário decida realizar um determinado serviço, como troca de bateria ou de amortecedores, em outro centro automotivo, concessionária ou oficina, basta ele comunicar à DPaschoal para que as informações sejam inseridas no banco de dados da AutoCard.

Isso pode ser feito presencialmente ou por meio de uma imagem da nota fiscal do serviço efetuado.

Desta forma, o cliente poderá controlar tudo que for feito de manutenção no carro, com as devidas previsões para os próximos serviços, sem a obrigatoriedade de ficar preso à empresa que disponibiliza a ferramenta.

“Não queremos vender nossos serviços ou empurrar mercadoria, mas que a pessoa possa fazer a auto gestão do seu veículo e fugir dos milhares de aplicativos de serviços que existem por aí”, ressalta Leandro Vanni, gerente de Formação Técnica Comercial e Inovação da DPaschoal.

CONTROLAR A GARAGEM DA FAMÍLIA

Pela plataforma, há ainda a comodidade de agendar horário e ser atendido com prioridade, sem o risco de ficar esperando na loja, garante Robledo.

O dispositivo soluciona ainda a dificuldade de manter em dia as manutenções de mais de um carro da família, por meio da funcionalidade ‘minha garagem’.

Outra vantagem apontada pelo profissional é que o consumidor incorpora os benefícios do antigo cartão de fidelidade, como gratuidade no rodízio dos pneus a cada 10 mil km, alinhamento dos faróis, balanceamento de presente de aniversário, consertos para furos dos pneus, entre outros.

A DPaschoal está presente em 1.681 cidades do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, com 163 lojas próprias e 946 oficinas credenciadas.