Ao Vivo

Após acordo, Ed Sheeran pagará US$ 20 milhões por plágio em “Photograph”

11/04/2017 às 14:13.

Pra quem está em primeiro lugar nos charts do mundo todo, 20 milhões de dólares deve ser um troquinho do pão. Mas, ainda assim, não deixa de ser um dinheirão pra o resto do mundo. E foi essa a quantia que Ed Sheeran teve que desembolsar após ser acusado de plágio por “Photograph”, single do X, seu primeiro álbum.

Desde o meio do ano passado, Ed era acusado pelo também britânico Matt Cardle, vencedor do X-Factor, de plagiar a faixa “Amazing”, de 2010. Uma comparação de acordes indica que as duas músicas tem 39 notas idênticas, ou 70% iguais.

Agora, após aceitar um acordo com Cardle e os outros quatro compositores de “Amazing”, Ed se livra do processo, que foi arquivado. Ao mesmo tempo, o Tribunal Federal da Califórnia designou que outro tribunal fique responsável por fazer cumprir os termos do acordo.

A defesa de Cardle neste caso ficou por conta do advogado Richard Busch, que venceu um processo da família de Marvin Gaye contra o cantor Robin Thickle, foi confirmado que ele plagiou a música “Got to Give it Up”, de Gaye, com o hit “Blurred Lines”.

Via:papelpop